Após vídeo vazado, primeira-ministra finlandesa passa em teste de drogas
Algumas mulheres chegaram a dançar nas ruas em apoio a Sanna Marin, dizendo que o fato de ela festejar não compromete capacidade profissional

Após duras críticas da oposição por participar festas regadas a álcool e frequentadas por celebridades finlandesas, a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, testou negativo para drogas. A decisão se se submeter a um exame foi tomada pela política para esclarecer que não consumiu nenhuma substância ilícita durante a comemoração e que sua capacidade de atender a demandas oficiais não foi prejudicada.
Segundo um comunicado do governo, “nenhuma droga foi encontrada” no exame toxicológico, custeado com recursos próprios da chefe de Estado. A conselheira especial Iida Vallin, citada pela agência de notícias AFP, disse que a amostra de urina de Marin foi testada para cocaína, anfetaminas, cannabis e opióides.
“Mesmo na minha adolescência eu não usei nenhum tipo de droga”, afirmou Marin em entrevista coletiva na sexta-feira, 19. A premiê também defendeu que não cometeu nenhum ato ilícito durante a festa, cujas imagens foram divulgadas nas redes sociais na semana passada.
https://twitter.com/dwnews/status/1560536796173373440
Nos vídeos vazados, a líder finlandesa é vista dançando, cantando e ingerindo bebidas alcóolicas em um evento privado com celebridades, incluindo o popstar finlandês Olavi Uusivirta.
A filmagem provocou um debate acirrado na Finlândia sobre a forma como os políticos se comportam e a quantidade de privacidade que lhes é concedida.
Marin disse que sabia que estava sendo filmada, mas disse estar chateada com o fato de as imagens terem se tornado públicas.
“Confio que as pessoas entendam que o tempo de lazer e o tempo de trabalho podem ser separados”, acrescentou.
Na ocasião, vários políticos da oposição criticaram a postura da premiê na comemoração e exigiram que ela fizesse um exame toxicológico.
Apesar da polêmica, mulheres finlandesas postaram vídeos si mesmas festejando, manifestando apoio à líder finlandesa. Segundo as internautas, Marin também tem direito de se divertir em sua vida privada.
https://twitter.com/meghamohan/status/1560999055769030656
Em 2019, aos 34 anos, Sanna Marin se tornou a primeira-ministra mais jovem do mundo depois de ser escolhida por seu partido para suceder o ex-líder Antti Rinne.
Marin não faz questão de esconder seu lado festeiro e tem sido frequentemente fotografada em festivais de música. Na semana passada, ela foi apelidada de “primeira-ministra mais legal do mundo” pelo jornal alemão Bild.