Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mulheres e crianças ligadas ao Estado Islâmico recebem tratamento cruel

Relatório da Anistia Internacional denuncia humilhação e exploração sexual a pessoas que tiveram ligações, mesmo que distantes, com os jihadistas

Por AFP
17 abr 2018, 10h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ONG Anistia Internacional denunciou nesta terça-feira os castigos coletivos impostos no Iraque a mulheres e crianças com supostos vínculos com jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

    No relatório “Os condenados: mulheres e crianças isoladas, bloqueadas e exploradas no Iraque“, a organização de defesa dos direitos humanos revela a situação destas pessoas em oito campos de refugiados. “Milhares de mulheres e crianças suspeitas de vínculos com o Estado Islâmico são condenadas por crimes que não cometeram”, afirma a ONG.

    São punidos por terem alguma relação, “mesmo que de forma distante, com homens envolvidos em qualquer nível com o Estado Islâmico ou por terem escapado de regiões consideradas bastiões deste grupo”.

    Segundo a Anistia, estas mulheres e crianças não têm acesso a alimentos, água ou assistência médica, e são impedidas “de obter os documentos oficiais necessários para trabalhar e transitar”. Também são “proibidos de voltar a suas casas e as mulheres são alvo de assédio sexual, estupros e exploração sexual”.

    Nos oito campos visitados, a Anistia afirma que as “mulheres são obrigadas ou pressionadas a manter relações sexuais em troca de dinheiro, ajuda humanitária ou proteção”. “As mulheres sofrem um tratamento desumano e discriminatório por parte dos homens armados presentes nos campos. Os que deveriam protegê-las se tornam seus predadores”, disse Lynn Maalouf, diretora de investigações sobre Oriente Médio da Anistia Internacional.

    A Anistia exigiu ainda das autoridades que “acabem imediatamente com a prática comum e sistemática de desaparecimentos forçados de suspeitos de vínculos com o Estado Islâmico, que deixa milhares de esposas, mães e filhos em desespero”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.