Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

‘Mundo livre’: Milei diz que viajará a EUA e Israel antes de tomar posse

O ultraliberal e recém-eleito presidente da Argentina afirmou durante a campanha ter alinhamento geopolítico com Washington e Tel Aviv

Por Da Redação
20 nov 2023, 13h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Javier Milei
    Javier Milei, deputado de extrema direita alçado à presidência da Argentina, durante encerramento de sua campanha para as primárias de 13 de agosto. 07/08/2023 - (Luis ROBAYO/AFP)

    O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta segunda-feira, 20, que fará uma viagem aos Estados Unidos e depois a Israel antes de tomar posse, em 10 de dezembro.

    O político ultraliberal afirmou durante toda sua campanha ter alinhamento geopolítico com Washington e Tel Aviv, que tratou ao longo do processo eleitoral como “mundo livre”.

    Por outro lado, criticou a entrada da Argentina no bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que reúne as economias emergentes, e chegou a prometer a retirada de seu país do Mercosul, ameaçando um altamente antecipado acordo entre o bloco econômico sul-americano com a União Europeia.

    Na reta final da campanha, Milei levantou a bandeira (simbólica) de Israel em atos públicos. O país do Oriente Médio está em guerra com o Hamas desde o dia 7 de outubro, quando terroristas invadiram o sul do país, assassinaram cerca de 1.200 pessoas, em sua maioria civis, e sequestraram outras 240, segundo Tel Aviv.

    A resposta israelense tem sido criticada pela comunidade internacional devido à questão da proporcionalidade, ou razoabilidade. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mais de 13 mil palestinos foram mortos devido a ataques aéreos israelenses e a uma incursão por soldados no norte do território.

    Continua após a publicidade

    Amigos, pero no mucho

    A vitória de Milei pode mudar a política externa do país, em especial os laços com o Brasil, seu maior parceiro comercial. Há temores de que o resultado impacte negativamente as relações com o governo do esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    No último debate antes da eleição, Massa acusou seu adversário de querer romper os diálogos com Brasília. Milei rebateu dizendo que o atual presidente argentino, o esquerdista Alberto Fernández, também “não falava com o [ex-presidente Jair] Bolsonaro”.

    + Em último debate, Milei e Massa divergem sobre relação com Brasil

    A participação de publicitários brasileiros ligados ao PT no Brasil – alguns dos quais participaram das campanhas presidenciais de Fernando Haddad e Lula – na campanha de Massa também ganhou destaque nos debates locais.

    Continua após a publicidade

    “Que Massa tenha que guardar esse maldito dinheiro que foi gasto nesses malditos brasileiros que vieram fazer campanha suja, pagos por Lula”, afirmou o candidato ultraliberal.

    Lula, por sua vez, driblou uma declaração direta de apoio a qualquer dos candidatos, mas afirmou que o presidente da Argentina “precisa gostar de democracia” e “do Mercosul”. A alfinetada foi direcionada a Milei, acusado de representar uma ameaça à democracia e que disse repetidamente que planeja deixar o bloco econômico sul-americano.

    Neste domingo, embora sem mencionar o nome de Milei, parabenizou o novo presidente argentino.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.