Na dianteira da revolução high tech, Taiwan exibe robôs controlados por IA e boom aeroespacial
Feira Taipei International Machine Tool Show (TIMTOS) apresenta o futuro da indústria na automação inteligente

Ilha notória pela avançadíssima indústria de tecnologia, Taiwan realiza nesta primeira semana de março a 30ª edição da feira Taipei International Machine Tool Show (TIMTOS), uma das mais importantes da Ásia.
Com 1 000 expositores e mais de 6 000 stands de venda, a feira é o palco perfeito para a indústria taiwanesa apresentar suas soluções para a indústria mundial, recebendo 50 000 visitantes dos quatro cantos do planeta.
Em 2025, a TIMTOS se concentra nos assuntos definidos como estratégicos pelo governo da ilha, e que vão definir a indústria global ao longo dessa década – robótica controlada por inteligência artificial e sustentabilidade.
A feira reúne os principais players de máquinas-ferramentas de cinco principais setores de aplicação: semicondutores, veículos elétricos, medicina, indústria aeroespacial e energia renovável.
O evento também apresenta as mais recentes tecnologias e soluções de ponta em multinacionais de primeira grandeza, incluindo a Siemens e a Mitsubishi.
Vários pavilhões nacionais também demonstram o status globalizante de Taiwan, com expositores da Suíça, Alemanha e Estados Unidos, que explicitam o status da TIMTOS como uma plataforma essencial para exibições de produtos e tecnologia.
“A chave para o progresso industrial não está apenas na tecnologia, mas na próxima geração de talentos em IA. É preciso treinar a mão de obra para essa nova fronteira econômica”, diz James Huang, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Externo de Taiwan (TAITRA).
+ O que explica o crescimento milagroso de Taiwan, ilha que é pilar da economia global
+ As valiosas lições que o Grande Salto Verde de Taiwan traz para o mundo
+ O plano bilionário de Taiwan para evitar abandono de Trump
+ Na dianteira da revolução high tech, Taiwan exibe robôs controlados por IA e boom aeroespacial
+ Como Taiwan garantiu a supremacia dos semicondutores – e por que não vai abrir mão do posto

Analistas de Taiwan apontam dois catalisadores que devem projetar oportunidades na economia no curto prazo.
Encontram-se nesse quadro potenciais oportunidades de reconstrução pós-guerra na Faixa de Gaza se as tensões no Oriente Médio diminuírem e a intervenção de Donald Trump no conflito Rússia-Ucrânia, além do crescente investimento de gigantes da tecnologia dos EUA em robôs inteligentes, o que deve aquecer a demanda em todas as cadeias de suprimentos.
“Em meio a mudanças na dinâmica geopolítica e uma cadeia de suprimentos em rápida evolução, as fortes capacidades tecnológicas de Taiwan a posicionarão como um player crítico na manufatura global”, diz Huang.
Através de incentivos governamentais, Taiwan incentiva que sua indústria de máquinas aproveite as vantagens da IA para criar uma nova era de manufatura inteligente, impulsionando a próxima revolução industrial.
Não é coincidência, portanto, que fabricantes taiwaneses tenham ganhado força na cadeia de suprimentos de robôs, com várias empresas entrando no ecossistema dos Estados Unidos.
Entre as companhias que vêm chamando atenção pelo rápido crescimento estão a Hota Industrial Manufacturing e HIWIN Technologies, responsáveis por vender soluções para gigantes como a Tesla, a Nvidia e a Amazon.
Recentemente, o banco Morgan Stanley listou a Hota entre as 100 maiores empresas de robôs humanoides do mundo.
O repórter viajou a convite do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (TAITRA).