Na ONU as pessoas riram comigo e não de mim, diz Trump
Presidente americano protagonizou situação constrangedora quando fez autoelogio ao seu governo e ouviu gargalhadas dos líderes internacionais como resposta
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou desviar a atenção da gafe que protagonizou durante o seu discurso na Assembleia-Geral da ONU e afirmou nesta quinta-feira que os dirigentes que assistiram ao pronunciamento riram com ele, e não dele.
“Disse que o nosso país está mais forte do que nunca e é verdade. Ouvi risadas e reagi declarando que não esperava essa reação”. “E rimos juntos”, destacou Trump em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Na terça-feira (25), o presidente americano começou seu discurso elogiando o próprio governo pelo que conquistou desde o início de 2017. “Em menos de dois anos o meu governo conseguiu mais do que qualquer outro governo na história do nosso país”, bravateou. Em seguida, foram ouvidas algumas risadas.
Trump fez uma pausa. “É verdade”, insistiu, provocando novas gargalhadas.
“Não esperava essa reação, mas tudo bem”, disse o presidente, sorrindo, antes de voltar a enumerar a longa lista do que considera êxitos do seu governo.
A reação dos dirigentes internacionais foi bastante comentada pela imprensa internacional, já que não é comum que os líderes riam ou expressem suas opiniões em voz alta durante os discursos da Assembleia-Geral.
Os meios de comunicação enxergaram o episódio como uma comprovação de que a comunidade internacional não considera o governo Trump tão bem-sucedido como o próprio presidente.
“Os meios de comunicação falsos disseram que as pessoas riram de mim, mas não riram de mim”, afirmou na coletiva desta quarta. “As pessoas passaram um bom momento comigo.”
“Estávamos fazendo isso juntos. Passamos um momento bom. Respeitam o que foi feito. Os Estados Unidos são respeitados outra vez”, quando antes “não eram respeitados”, insistiu.
(Com AFP)