Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Netanyahu denuncia ‘antissemitismo’ após agressão a torcedores israelenses na Holanda

Governo de Israel despachou aviões para trazer os cidadãos de volta para casa; episódio hospitalizou cinco pessoas e mais de 60 foram detidas

Por Da Redação Atualizado em 8 nov 2024, 10h46 - Publicado em 8 nov 2024, 08h44

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, denunciou nesta sexta-feira, 8, como um “ataque antissemita” as agressões a torcedores israelenses na Holanda, após uma partida de futebol entre as equipes do Ajax de Amsterdã e o Maccabi Tel Aviv. O episódio deixou cinco pessoas hospitalizadas e mais de 60 detidos.

O jogo da Liga Europa, que aconteceu na quinta-feira, 7, na capital holandesa, terminou com o time holandês derrotando os israelenses por 5 a 0. Segundo o jornal israelense Haaretz, cerca de 3.000 torcedores israelenses fizeram a viagem para assistir ao jogo e doze ficaram feridos pelos manifestantes.

A confusão começou porque manifestantes pró-Palestina foram até o estádio Johan Cruyff, onde acontecia o jogo, apesar da proibição de protestos no local. Como mostram vídeos que circulam nas redes sociais, os ativistas atacaram os torcedores israelenses.

Resgate

Netanyahu também anunciou nesta sexta-feira, 8, o envio de dois aviões de resgate para Amsterdã para levar os israelenses de volta para casa. Segundo o premiê, os torcedores foram alvos “de um ataque antissemita premeditado”.

O primeiro avião de resgate decolou do aeroporto Ben Gourion, em Tel Aviv, nesta manhã e deve chegar a Amsterdã no início da tarde. O novo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, deve chegar à capital holandesa ainda nesta sexta-feira para uma “visita diplomática urgente”, anunciou seu gabinete. No X, antigo Twitter, ele se referiu ao episódio como “ataques terroristas bárbaros e antissemitas” que “são um sinal de alarme para a Europa e para o mundo inteiro”.

Continua após a publicidade

Condenação

O ministro da segurança interna de Israel, Itamar Ben-Gvir, pediu aos cidadãos israelenses para permanecerem em seus quartos de hotel após os ataques, ecoando os colegas da coalizão governista ao dizer que eles “foram vítimas do antissemitismo e atacados com crueldade, de uma maneira inimaginável, simplesmente porque eram judeus e israelenses”.

O presidente israelense, Isaac Herzog, comparou as imagens das agressões que circularam pelas redes sociais ao ataque do grupo Hamas de 7 de outubro, que desencadeou a guerra na Faixa de Gaza.

“Assistimos com horror às imagens e aos vídeos chocantes que esperávamos nunca mais rever desde 7 de outubro e que mostra um ataque antissemita contra torcedores do Maccabi Tel Aviv e cidadãos israelenses, no coração de Amsterdã”, escreveu Herzog em uma publicação no X.

Em resposta, o premiê da Holanda, Dick Schoof, qualificou os ataques de quinta-feira como “inaceitáveis” e disse estar em contato com Netanyahu. “Acompanhei as notícias de Amsterdã com nojo. Os autores desses atos devem ser detidos e indiciados”, disse ele no X.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.