Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Netanyahu ignora apelos por moderação e faz nova ameaça ao Irã

Primeiro-ministro de Israel disse que os ataques de seu país atrasaram o programa nuclear iraniano possivelmente em anos

Por Felipe Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 jun 2025, 13h01 - Publicado em 14 jun 2025, 13h00

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado, 14, que os ataques de seu país atrasaram o programa nuclear do Irã possivelmente em anos. O premiê, ignorando os apelos internacionais por moderação, disse também que a ofensiva continuará com golpes ainda mais pesados.

“Atacaremos todos os locais e todos os alvos do regime dos aiatolás. O que eles sentiram até agora não é nada comparado ao que lhes será entregue nos próximos dias”, afirmou Netanyahu em uma mensagem em vídeo publicada nas redes sociais.

Leia mais: Papa pede ‘responsabilidade’ para Israel e Irã e ‘mundo livre de ameaça nuclear’

O premiê acrescentou que os militares estão destruindo a capacidade do Irã de fabricar mísseis balísticos. Mais cedo, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, advertiu o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, que Teerã “vai queimar” se o país continuar lançando mísseis contra civis israelenses.

“O ditador iraniano está tomando os cidadãos iranianos como reféns, criando uma realidade na qual eles, e especialmente os moradores de Teerã, pagarão um alto preço pelos danos flagrantes infligidos aos cidadãos israelenses. Se continuar disparando mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã vai queimar”, ameaçou Katz em um comunicado.

Do outro lado, o Irã ameaçou neste sábado os Estados Unidos, o Reino Unido e a França que suas bases militares e navios serão alvos de ataques caso ajudem a bloquear a retaliação a Israel.

O conflito mais intenso em décadas entre Israel e Irã começou na sexta-feira 13 (noite de quinta no Brasil), com ataques israelenses a bases nucleares iranianas. Chefes militares do regime de Teerã foram mortos, bem como outras setenta pessoas. A resposta ocorreu no fim da sexta e início do sábado. Apesar de Israel conseguir impedir que a maioria dos drones tocasse o solo, ao menos três pessoas morreram e dezenas se feriram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.