Noruega inaugura escada ‘flutuante’ a 800 metros de altitude
Atração turística faz parte da rota de escalada em direção ao topo do Monte Hoven, na vila de Loen
A vila de Loen, no noroeste da Noruega, inaugurou no final de maio uma escadaria “flutuante” a quase 800 metros de altura, permitindo que seus visitantes tenham uma vista privilegiada das águas cercadas por montanhas da região.
A escada, que tem 40 metros de comprimento e 120 degraus, é chamada de Stigull e já é a mais nova atração turística da pequena vila conhecida por suas paisagens naturais espetaculares. Ela faz parte da extensa rota de escalada “Via ferrata”, onde os escaladores utilizam cabos de aço e escadas fixas para chegarem ao topo do Monte Hoven, que ultrapassa os mil metros de altura.
Percurso
A Stigull só pode ser acessada por escaladores que já subiram boa parte da rota em direção ao topo do Monte Hoven, pois fica a cerca de 790 metros de altitude.
A escalada tem um nível de dificuldade relativamente baixo e todos os visitantes ficam presos em cabos de segurança. O percurso pode parecer desafiador, mas a Loen Active, empresa responsável pela construção da escada, afirma que a subida da Stigull é adequada para qualquer pessoa em boas condições físicas, mesmo os menos experientes.
“Se você se atreve a olhar ao redor, pode aproveitar a paisagem espetacular do fiorde brilhante e dos picos majestosos, com a enorme face do penhasco e o desfiladeiro estreito bem ao seu lado”, disse à CNN o gerente de operações da Loen Active, Per Helge Bø.
Ao chegarem no topo do Monte Hoven, os visitantes encontram um restaurante onde podem realizar suas refeições antes de descer em um teleférico que os leva de volta ao nível do solo em apenas cinco minutos.