Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nova York vai investigar suásticas e discurso de ódio no Queens

Número de crimes de ódio em 2019 na cidade aumentou 20% em relação ao ano anterior; este é o décimo caso de antissemitismo desde dezembro

Por Da Redação
Atualizado em 14 jan 2020, 14h37 - Publicado em 14 jan 2020, 14h15

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse na segunda-feira 14 que a polícia do estado vai investigar um discurso de ódio e um carro vandalizado com suásticas no bairro de Queens. O caso se insere no aumento do antissemitismo não só em Nova York, mas também nos Estados Unidos como um todo. Houve pelo menos nove incidentes e ataques antissemitas na cidade e nos arredores nas últimas semanas.

Em dezembro passado, houve um tiroteio em um mercado kosher em Jersey City, no estado vizinho de Nova Jersey, e cinco pessoas foram esfaqueadas – incluindo um rabino – durante as festividades de Chanucá na cidade de Monsey, estado de Nova York.

“Estou indignado com a proliferação de suásticas e discursos de ódio que apareceram no Queens nesta manhã. Este gritante ato antissemita pretende incitar e espalhar o câncer do ódio que tem permeado esta nação nos últimos anos”, disse o governador.

Cuomo acrescentou que está ao lado dos nova-iorquinos que condenam esses ataques odiosos, sejam eles cometidos por meio de pichações ou de atos violentos. Ele já havia anunciado a expansão do policiamento nas comunidades judaicas após o ataque em Monsey. “Vamos continuar a denunciá-los em qualquer lugar e a qualquer momento”, completou.

De acordo com um relatório do Centro para o Estudo do Ódio e Extremismo da Universidade do Estado da Califórnia, os crimes de ódio antissemita em Nova York, Los Angeles e Chicago – as três maiores cidades do país – estão prestes a atingir o pico em 18 anos. Só em Nova York, o número de crimes de ódio relatados no ano passado na cidade aumentou cerca de 20% em comparação com 2018, segundo a polícia local.

Continua após a publicidade

O vandalismo com suásticas suscitou revoltas no Queens, onde moradores se organizaram para se manifestar contra a recente onda de ataques antissemitas. Centenas de pessoas ocuparam o Parque MacDonald no domingo 12, onde líderes judeus e representantes de várias religiões se uniram contra o ódio. Na semana passada, uma marcha em solidariedade às comunidades judaicas já havia reunido dezenas de milhares de pessoas no Brooklyn.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.