Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Nove pessoas são presas após confrontos em ‘caçada’ a imigrantes na Espanha

Estopim de distúrbios aconteceu na sexta-feira, após ataque a um morador idoso, que alegou que um dos agressores era marroquino

Por Redação 14 jul 2025, 17h08

Nove pessoas foram presas após três noites de confrontos entre grupos da extrema direita e imigrantes norte-africanos na cidade de Torre Pacheco, no sudeste da Espanha, segundo informações divulgadas pelo governo nesta segunda-feira, 14.

O estopim dos distúrbios aconteceu na sexta-feira, após um ataque a um morador idoso, que alegou que um dos agressores era marroquino. Segundo o Ministério do Interior, dois dos detidos estariam envolvidos no crime, embora o principal autor continue foragido. Em resposta, grupos da extrema direita convocaram atos de violência contra migrantes na cidade de 35.000 habitantes — um deles, chamado “Depórtenlos ya” (deportem-os já), incentivou no Telegram uma “caçada” contra pessoas de origem norte-africana.

Segundo a Guarda Civil da Espanha, mais de 20 veículos carregando “itens perigosos” viajaram para a cidade com o objetivo de se juntar aos tumultos. Na noite de domingo, 13, houve confronto entre a polícia e membros de grupos extremistas, que teriam jogado garrafas de vidro e outros objetos contra os agentes, que responderam com balas de borracha para dispersar a multidão.

Ao todo, cinco cidadãos espanhóis e um homem de origem norte-africana foram presos por crimes como agressão, incitação ao ódio, desordem pública e danos ao patrimônio público. Somam-se a eles os dois presos pela agressão ao idoso, totalizando nove detidos durante os distúrbios.

Até o momento, cinco pessoas ficaram feridas. Segundo o ministro do interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, o número de guardas civis será “ampliado a partir de terça-feira e nos dias seguintes até que a situação esteja controlada”.

Continua após a publicidade

Para o prefeito de Torre Pacheco, Pedro Ángel Roca, a situação foi “controlada” na noite de domingo devido à ação da polícia. Em declaração à emissora pública TVE, Roca afirmou que 30% dos moradores da cidade são imigrantes. “São pessoas que vivem aqui há mais de 20 anos. Tem filhos, e a segunda geração já nasceu na cidade”.

Em nota, a Associação Marroquina para a Integração dos Imigrantes afirmou que “as ameaças, os ataques e o medo nas ruas precisam acabar”, e pediu proteção real para as pessoas afetadas.

De acordo com Fernando Grande-Marlaska, “grupos organizados” nas redes sociais incitaram a violência. Ele afirmou que a Polícia Nacional busca identificar os responsáveis pelas contas que convocaram agitadores à cidade.

Continua após a publicidade

O líder regional do Vox — partido de extrema direita espanhol –, José Angel Antelo, passou o final de semana postando acusações nas redes sociais, afirmando que os “ilegais” são responsáveis por cometer crimes em Torre Pacheco, e incentivando seus seguidores a “recuperar a paz e a segurança” no local.

A ala regional de Múrcia do Partido Socialista Espanhol fez uma denúncia junto ao Ministério Público contra Antelo, afirmando que a retórica xenófoba do político constitui crime de ódio.

O episódio ecoou outras tensões na região. Em 2000, protestos violentos irromperam em El Ejido, no sul do país, após a morte de três espanhóis por imigrantes marroquinos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.