Novos tsunamis podem atingir a costa da Indonésia, alertam autoridades
Vulcão apontado como causa da tragédia continua em erupção
Por Da Redação
Atualizado em 24 dez 2018, 12h28 - Publicado em 24 dez 2018, 11h17
A costa da Indonésia pode ser atingida por novos tsunamis nos próximos dias, alertam as autoridades do país. O vulcão Anak Krakato, apontado como causa da tragédia da noite de sábado, segue em atividade.
Ao menos 373 pessoas morreram na catástrofe. De acordo com o Itamaraty, não há brasileiros entre as vítimas. Há ainda registro de mais de 1.459 feridos e 128 desaparecidos.
“Estamos recomendando atenção às pessoas. O vulcão Kratato continua em erupção, o que potencialmente pode desencadear outro tsunami”, declarou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres. As erupções marítimas – ou seja, por baixo das águas – não foram percebidas pelo sistema de alertas da região.
“O tsunami do sábado à noite causou vítimas e danos em Pandegland, Serang, Lampung Sul, Tanggamus e Pesawaran”, escreveu o presidente indonésio, Joko Widodo, na sua conta do Twitter.
Continua após a publicidade
Um vídeo mostrou o momento em que um show na costa é atingido pelas ondas, a partir do fundo do palco. Assista às imagens aqui.
Círculo de Fogo
A Indonésia, uma das áreas mais propensas a sofrer catástrofes no planeta, fica noCírculo de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectônicas e que registra grande parte das erupções vulcânicas e terremotos do planeta.
Continua após a publicidade
O país sofre com frequência terremotos violentos, o mais recente deles na cidade de Palu, na ilha Célebes, onde milhares de pessoas morreram vítimas de um tremor e posterior tsunami.
Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto no fundo do mar de 9,3 graus de magnitude, na costa de Sumatra, Indonésia, provocou a morte de 220.000 pessoas em vários países do Oceano Índico, 168.000 delas na Indonésia.
(Com EFE e AFP)
Publicidade
VEJA Mercado – terça, 12 de novembro
As pistas do governo Lula sobre cortes de gastos e entrevista com André Perfeito
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta terça-feira, 12. Os integrantes do governo Lula estão dando algumas pistas sobre o famigerado pacote de cortes de gastos que chegou a terceira semana de discussão. Em conversa com jornalistas, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que vai apoiar as propostas e que existe um total alinhamento dentro do governo em relação ao assunto. Já Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, afirmou que a eficiência e o combate a fraudes em programas sociais já fizeram as despesas previstas de 175 bilhões este ano caírem para 168 bilhões — podendo chegar a 166 bilhões em 2025. O presidente Lula afirmou em entrevista à RedeTv que vai “vencer” o mercado e que “eles falam muita bobagem”. O fato é que o setor público voltou a registrar um déficit de pouco mais de 7 bilhões de reais em setembro. O clima na Faria Lima não é dos melhores. O Ibovespa ficou estagnado e o dólar subiu para os 5,76 reais. Um curioso “efeito Trump” tem interferido nos mercados. O bitcoin ultrapassou a marca dos 82 mil dólares e bateu sua nova máxima história diante impulsionado pelo apoio do presidente eleito aos ativos digitais e pela expectativa de um Congresso composto por legisladores favoráveis ao setor cripto. Já os analistas do UBS-BB cortaram as recomendações para as ações da mineradora Vale diante de um enfraquecimento nos preços do minério de ferro por causa das prováveis retaliações que a China deve sofrer dos EUA no governo Trump. Diego Gimenes entrevista o economista André Perfeito.
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.