Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Número de mortos em acidente aéreo na Índia sobe para 290, diz polícia

Havia 242 pessoas a bordo; número inclui também vítimas no solo, uma vez que avião atingiu alojamento de médicos em área residencial

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jun 2025, 13h11 - Publicado em 12 jun 2025, 12h45

Um voo da Air India com destino a Londres caiu nesta quinta-feira, 12, pouco após a decolagem perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. Havia 242 pessoas a bordo, com passageiros indianos, britânicos, canadenses e portugueses, e a atualização mais recente da polícia indicou que há mais de 290 mortos no local, segundo a agência de notícias Reuters – a aeronave atingiu uma área residencial chamada Meghani Nagar, reduzindo a escombros um alojamento de médicos na cidade e matando “muitos” estudantes no refeitório do edifício.

A TV indiana CNN News-18 informou que o voo AI171 da Air India caiu em cima do refeitório do alojamento da Faculdade de Medicina B.J., administrada pelo governo estadual, matando também “muitos” estudantes de medicina, que almoçavam no local. Partes do avião ficaram espalhadas pelo edifício. A cauda do avião ficou presa no topo do prédio.

Além do refeitório, o avião também atingiu o Albergue Atulyam, que abriga alunos de doutorado em medicina e de mestrado em cirurgia.

A Air India havia comunicado que, entre as 242 pessoas a bordo (incluindo doze tripulantes), estavam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. A Reuters informou que 217 passageiros eram adultos e onze, crianças. Os feridos estão sendo levados aos hospitais mais próximos, segundo a companhia aérea.

O CEO da Air India, Campbell Wilson, afirmou que passageiros foram encontrados com vida no local do acidente.

Continua após a publicidade

“Os passageiros feridos foram levados pelas autoridades locais aos hospitais mais próximos. Estamos trabalhando ativamente com as autoridades em todos os esforços de resposta à emergência”, declarou Wilson. “Uma equipe especial de cuidadores da Air India está a caminho de Ahmedabad para fornecer suporte adicional”, acrescentou.

Vídeos que circulam nas redes sociais capturaram o momento em que a aeronave começa uma trajetória descendente. O voo decolou às 13h39 locais (5h09 em Brasília) e, quase em seguida, pediu socorro. “Mas, posteriormente, a aeronave não respondeu aos chamados feitos pelo Controle de Tráfego Aéreo. Imediatamente após a decolagem da pista 23, a aeronave caiu em solo fora do perímetro do aeroporto. Uma densa fumaça preta foi vista saindo do local do acidente”, completou o texto.

Continua após a publicidade

O site de rastreamento de voos Flightradar24 divulgou que os dados iniciais do voo mostram que a aeronave atingiu uma altitude máxima de 190 metros. Menos de um minuto após a decolagem, o sinal foi perdido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.