Número de mortos por Florence sobe para 32 e inundações ainda ameaçam EUA
Riscos de deslizamentos de terra, falhas em represas e passagem de tornados ainda persistem; danos são estimados em US$ 170 bilhões
Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h09 - Publicado em 18 set 2018, 11h03
A tempestade Florence continua a afetar o nordeste dos Estados Unidos com fortes chuvas e tornados, após deixar ao menos 32 mortos. Nos Estados da Carolina do Norte e do Sul as enchentes ainda ameaçam a população.
O nível da água já atingiu telhados de casas, transformou estradas em rios, deixou milhares de pessoas isoladas, e continuava a subir nesta terça-feira (18), de acordo com o Serviço Nacional Meteorológico dos Estados Unidos (NWS).
“As inundações ainda serão uma preocupação no fim de semana e até a próxima semana”, disse Hal Austin, meteorologista do NWS, observando que há risco de mais chuvas na região nesta terça e na quarta-feira (19).
Ao menos 32 pessoas foram mortas pela passagem do Florence, entre elas 25 no Estado da Carolina do Norte e seis na Carolina do Sul. Uma outra vítima morreu nesta segunda-feira (17), durante a passagem de 16 tornados pela Virgínia, onde dezenas de edificações também foram destruídas, segundo o NWS.
O risco de deslizamentos de terra e de falhas em represas persiste, advertiram as autoridades, que também emitiram alertas para tornados nas Carolinas.
“Esta é uma tempestade épica que ainda continua”, disse em coletiva de imprensa o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper. “É um desastre monumental para nosso estado”.
Florence tocou a terra na costa da Carolina do Norte na sexta-feira (14), como um furacão de categoria 1, em uma escala de 1 a 5.
Continua após a publicidade
A tempestade deixou rios transbordados, como o Neuse e o Cape Fear, e rodovias interrompidas, incluindo a I-95, que cruza os dois estados.
Mais de 480.000 casas continuavam sem eletricidade na segunda-feira, de acordo com o Departamento de Segurança Pública da Carolina do Norte. O estado foi o mais afetado e ainda mantém vigentes ordens de evacuação em vários condados.
O presidente Donald Trump assinou no domingo uma declaração de desastre natural para a Carolina do Sul, que permite dispor de ajuda federal adicional por conta do Florence. Trump disse na semana passada que viajaria “em breve” para as áreas afetadas.
Continua após a publicidade
“Vamos precisar de fundos significativos para nos recuperarmos”, advertiu o governador da Carolina do Norte, ante o forte golpe que Florence implica para o setor agrícola do estado.
A empresa de análises financeiras CoreLogic estimou que os danos causados por Florence serão próximos a 170 bilhões de dólares, superando as perdas do Katrina em 2005 e de Harvey em 2017.
No entanto, apontou que os investidores consideram que os danos causados por furacões são um evento localizado que termina injetando crescimento econômico na região.
(Com AFP e Reuters)
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.