O número de refugiados que escaparam do conflito devastador na Síria superou 5 milhões, anunciou nesta quinta-feira a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).
“Quando o número de mulheres, homens e crianças em fuga de 6 anos de guerra na Síria passa da marca de cinco milhões, a comunidade internacional precisa fazer mais para ajudá-los”, afirma o Acnur em um comunicado. A marca permaneceu estável em cerca de 4,8 milhões durante a maior parte de 2016, mas subiu desde o início deste ano. Os dados mais recentes coletados pelo Acnur e o governo da Turquia estimam 5.008.473 de refugiados sírios pelo mundo, dos quais 488.531 estão em acampamentos temporários.
Segundo Babar Baloch, porta-voz do Acnur, não houve um incidente específico que resultou no aumento de refugiados – a marca foi resultado da continuidade de um conflito violento. Desde fevereiro deste ano, a Turquia, país que mais acolheu refugiados, recebeu 47.000 sírios, resultando num total de 2,97 milhões em seu território. A agência estima que outros 6,3 milhões tenham se deslocado internamente na Síria, em busca de fugir de áreas de maior risco.
(Com Reuters e AFP)