Namorados: Assine Digital Completo por 1,99

O milagre da comunicação: como o Vaticano virou um case de mídia global

Mesmo sem fumaça branca, a comunicação do Vaticano já é um espetáculo à parte — e tem muito do papa Francisco nisso

Por Cinthia Rodrigues, de Roma
7 Maio 2025, 13h54

Enquanto a fumaça branca não sobe da Capela Sistina, há um outro “habemus” em curso: o da comunicação digital. Nunca antes na história do Vaticano se falou tanto, com tanta gente e em tempo real sobre os bastidores da Igreja. E isso tem nome: papa Francisco.

Desde que iniciou seu pontificado, em 2013, Jorge Mario Bergoglio trouxe não só um novo tom pastoral, mas também uma linguagem digital inovadora. Sob sua liderança, o Vaticano profissionalizou sua presença nas plataformas sociais, humanizou suas transmissões e tornou suas mensagens mais acessíveis — tanto para os fiéis quanto para aqueles fora da Igreja.

+ Cardeais apostam nas redes sociais às vésperas do conclave que vai eleger o próximo papa

Hoje, a Santa Sé opera com uma estrutura de comunicação gigante. O Vatican Media, braço oficial da cobertura institucional, transmite imagens ao vivo com qualidade de TV internacional. Nas redes sociais, o alcance é gigantesco: a conta oficial do papa Francisco no X (ex-Twitter), @Pontifex, é publicada em nove idiomas e já ultrapassa 53 milhões de seguidores. No Instagram, @franciscus passa dos 10 milhões.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)

Durante o período de sede vacante (quando não há papa), a @Pontifex não é desativada, mas alterada. O nome passa a ser Sede Apostólica Vacante, como ocorreu após a renúncia de Bento XVI, garantindo a continuidade da presença institucional nas redes sociais até que o novo sucessor seja eleito. A expectativa é que o novo Santo Padre receba uma conta exclusiva no Instagram, que certamente atrairá milhares de seguidores imediatamente.

Continua após a publicidade

Entretanto, os protagonistas dessa estratégia não se limitam apenas aos bastidores. Muitos cardeais também passaram a compartilhar suas reflexões e vivências em tempo real, com o intuito de dar aos fiéis uma visão mais transparente do que acontece durante o conclave. Nunca antes a Igreja Católica foi tão acessível.

+ Selfies e sapatos de couro: como Francisco transformou a fé em memes para mandar seu recado

Apesar da forte presença digital, Francisco manteve um compromisso com os jornalistas. Desde o início de seu pontificado, cultivou uma relação de respeito mútuo com a imprensa. Durante suas internações e momentos críticos de saúde, fez questão de garantir que os profissionais fossem informados imediatamente, sem intermediários. Esse tipo de transparência não é apenas uma questão de comunicação, mas de coerência com a missão de sua liderança.

Além disso, o papa sempre se manteve atento aos avanços tecnológicos e suas consequências éticas. Ele discutiu abertamente sobre os desafios da inteligência artificial, defendendo o uso dessas tecnologias de maneira responsável e humana, sem comprometer a dignidade das pessoas. O pontífice alertou que, se mal aplicadas, essas inovações poderiam acentuar desigualdades sociais e aumentar a divisão entre diferentes grupos.

Continua após a publicidade

Francisco foi alvo de fake news: de falas manipuladas a imagens falsas, como a foto em que ele usava um casaco “puffer branco”, gerada por inteligência artificial. Francisco reagiu com bom humor, mas com seriedade. “As redes podem unir, mas também ferir. O discernimento é essencial”, disse em uma de suas homilias.

Imagem do papa Francisco criada por realidade virtual que enganou vários sites de notícias e perfis em redes sociais
Imagem do papa Francisco feito por IA: ele não era afeito à moda (Twitter/Reprodução)

Se hoje o mundo acompanha a espera por um novo papa em tempo real, com vídeos, traduções simultâneas e bastidores quase cinematográficos, é porque o milagre da comunicação já aconteceu. E, como todo milagre, começou com fé – e uma boa conexão de Wi-Fi.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.