Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O momento histórico em que Kim Jong-un quebrou protocolo entre as Coreias

Estava previsto que o líder norte-coreano pisaria no lado sul da fronteira, mas ele surpreendeu ao convidar o sul-coreano a fazer o mesmo do lado norte

Por Da redação
Atualizado em 27 abr 2018, 10h25 - Publicado em 27 abr 2018, 09h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente Coreia do Sul, Moon Jae-in, se reuniram nesta quinta-feira, na zona desmilitarizada que divide os dois países, para um encontro histórico. Em um ato surpreendente, o líder norte-coreano cruzou a fronteira para o lado sul – o primeiro a fazer isso desde a Guerra das Coreias, há 65 anos – e convidou o presidente sul-coreano a fazer o mesmo do lado norte.

    “Estou feliz em conhecê-lo. Estou tão feliz”, disse Kim enquanto cumprimentava Moon no momento do encontro. O líder sul-coreano convidou o ditador para entrar o outro lado da fronteira e ambos cruzaram a linha de demarcação militar que separa os dois países de mãos dadas. “Nós fizemos um momento histórico”, disse Moon.

    Depois do momento simbólico, Moon pergunta a ele quando os dois poderão de encontrar no lado norte. “Talvez este seja o momento certo para você entrar no território da Coreia do Norte”, responde o ditador, segurando a mão do presidente sul-coreano e levando-o ao outro lado da fronteira.

    Já estava previsto que Kim cruzaria a pé o limite entre as nações, porém, a decisão de convidar Moon a fazer o mesmo foi surpreendente e representou uma quebra no protocolo acordado.

    Os dois líderes foram escoltados até a Casa da Paz de Panmunjom, edifício localizado na margem sul da fronteira intercoreana, onde a reunião ocorreria oficialmente. Naquele local foi assinado o armistício de 1953, colocando uma trégua entre os dois países.

    Continua após a publicidade

    Após conversar com Moon, Kim disse em comunicado que “uma nova história começa agora – era da paz, desde o ponto de partida da história”, confirmando que os dois países concordam em declarar oficialmente o fim da guerra entre as nações.

    Em um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, os líderes afirmam: “Coreia do Sul e Coreia do Norte confirmam o objetivo comum de obter, por meio de uma desnuclearização total, uma península coreana não nuclear”.

    Confira o momento histórico entre os líderes, gravado pela emissora CNN:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.