Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O que esperar do debate inédito entre Trump e Kamala, nesta terça-feira

Primeiro encontro entre os candidatos será transmitido pela emissora americana ABC News, às 22h (no horário de Brasília)

Por Paula Freitas Atualizado em 9 set 2024, 21h49 - Publicado em 9 set 2024, 18h07

Às vésperas do debate eleitoral, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontra-se em terreno desconhecido contra Kamala Harris. Principalmente quando comparado ao último embate com o atual mandatário, Joe Biden, no final de junho.

O desastroso desempenho do político de 81 anos, que mostrava um olhar perdido e falta de linha de raciocínio, colocou sua candidatura em maus lençóis e levou à toda sorte de pressões de membros do Partido Democrata para que abandonasse o páreo.

Um mês mais tarde, Biden anunciou o fim da busca pela reeleição e endossou a indicação da sua vice, Kamala Harris. É ela, ex-senadora pela Califórnia, que enfrentará o republicano no debate desta terça-feira, 10. Aos 59 anos, Kamala trouxe vigor para a campanha democrata. Em agosto, foi capa da revista americana Time, com tom elogioso.

“Harris conseguiu a mudança de vibe mais rápida da história política moderna. Uma disputa que girava em torno do declínio cognitivo de um presidente geriátrico foi transformada: Joe Biden está fora, Harris está dentro, e uma segunda presidência de Donald Trump não parece mais inevitável”, disse a reportagem.

Apesar da mudança de jogo, há uma luta acirrada pela conquista dos eleitores. Uma pesquisa nacional do jornal americano The New York Times em parceria com a Siena College indicou que Trump está, por pouco, à frente de Harris, com 48% a 47%, respectivamente. A sondagem tem margem de erro de três pontos percentuais — um cenário parecido ao aferido em julho pelo Times/Siena. Para tentar ampliar a vantagem, os dois aumentarão a aposta no debate e, para isso, contam com uma equipe aguerrida nas coxias.

Continua após a publicidade

+ EUA: juíza permite que provas contra Trump sejam divulgadas antes de eleição

Harris x Trump: Quem está por trás

A vice-presidente conta com o apoio do consultor Philippe Reines, ex-assessor de Hillary Clinton. Como parte de sua estratégia, Harris busca descredibilizar Trump e apresentá-lo como um porta-voz de mentiras, que teriam como objetivo desmoralizar o Partido Democrata. Espera-se que, com a orientação de Reines, Kamala consiga manter a serenidade mesmo sob ataques do republicano para, em seguida, adotar um tom combativo.

“Ela é muito calma”, disse a senadora democrata do Havaí, Mazie Hirono, colega de Kamala por quatro anos no Comitê Judiciário do Senado. “Não acho que Trump será capaz de intimidá-la, que é sua tática usual.”

Continua após a publicidade

Trump, por sua vez, participou de sessões com a ex-congressista democrata Tulsi Gabbard, que enfrentou Kamala num debate para a nomeação democrata em 2020. Em diversas vezes, ele também se reuniu informalmente com conselheiros políticos para explorar quais questões devem despontar ao longo do debate. Nos encontros, o ex-presidente procura, ainda, tratar sobre suas políticas do primeiro mandato (2017-2021) e o suas propostas para caso retorne ao comando da Casa Branca.

Além disso, o republicano procura descredibilizar os moderadores da emissora americana ABC News, que sediará o embate, às 21h (22h no horário de Brasília). Ele alega que não será tratado de maneira justa, mas disse estar comprometido a não interromper Kamala, como fez com Biden. “Eu o deixei falar. Vou deixá-la falar”, frisou Trump em evento do canal de TV Fox News.

+ Às vésperas de debate, Kamala e Trump seguem empatados, aponta pesquisa

Continua após a publicidade

Os preparativos

Para manter o foco, a democrata está enclausurada em um hotel em Pittsburgh, enquanto enfrenta treinos intensos para aprimorar suas respostas dentro do tempo limite (2 minutos, segundo as regras do debate). A escolha pela cidade na Pensilvânia se deu para que Kamala pudesse ter contato com eleitores de estados indecisos. Por lá, ela está acompanhada de assessores desde a última quinta-feira, 5.

Em contrapartida, embora tenha participado de reuniões informais, Trump optou por lotar a agenda com eventos de campanha e colocar o estudo em segundo plano. “Você pode adotar toda a estratégia que quiser, mas precisa sentir o clima enquanto o debate acontece”, afirmou ele em entrevista ao apresentador da Fox News, Sean Hannity.

Também há diferenças nas estratégias adotadas pelos dois para o vale-tudo. Trump deseja colocar Harris na defensiva e marcá-la como liberal demais. Ele pretende, ainda, criticar o histórico econômico da chapa Biden-Harris. Em comparação, Kamala tentará mostrar-se ao público como uma política convincente, com propostas claras. Ou seja, uma alternativa segura contra o imprevisível Trump.

“Devemos estar preparados para o fato de que ele não se sente pressionado a dizer a verdade”, destacou ela em uma entrevista de rádio ao Rickey Smiley Morning Show. “Ele tende a lutar por si mesmo, não pelo povo americano, e acho que isso ficará evidente durante o debate.”

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.