Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Obama, Bush e Clinton se oferecem para promover campanha de vacinação

Falas de ex-presidentes acontecem em momento que país bateu próprio recorde diário de mortes e hospitalizações por Covid-19

Por Da Redação
3 dez 2020, 13h01

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama disse nesta quinta-feira, 3, que poderá tomar a vacina contra a Covid-19, uma vez aprovada pela FDA, a agência reguladora do país, com o objetivo de incentivar a imunização da população. Bill Clinton e George W. Bush também manifestaram a intenção de tomar a vacina publicamente.

“Eu vou tomar, e talvez tome na TV ou filme a injeção para mostrar às pessoas que eu confio na ciência”, disse Obama durante uma entrevista à rádio SiriusXM.

Segundo a emissora CNN, Bush entrou em contato com Anthony Fauci, principal infectologista da Casa Branca, e Deborah Birx, coordenadora da resposta do governo ao coronavírus, perguntando sobre como poderia ajudar a campanha de vacinação.

“Algumas semanas atrás, o ex-presidente Bush me pediu para deixar o Dr. Fauci e a Dr. Birx cientes de que, quando for a hora, ele quer fazer o que puder para encorajar os cidadãos a se vacinarem”, disse Freddy Ford, chefe de gabinete de Bush à CNN. “Primeiro, as vacinas devem ser seguras e a população vulnerável deve ser imunizada. Então, Bush se colocará à disposição, inclusive em frente às câmeras”, afirmou.

A assessoria de imprensa de Clinton, também segundo a CNN, confirmou que o ex-presidente democrata também quer tomar a vacina publicamente. “Certamente o presidente Clinton tomará a vacina assim que ela estiver disponível para ele. E ele fará isso em um ambiente público se ajudar a incentivar todos os americanos a fazerem o mesmo”.

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, Pfizer/BioNTech e Moderna estão aguardando a autorização da FDA para começarem a produzir suas vacinas contra a Covid-19. A reunião que pode dar o aval às farmacêuticas é prevista para começar no dia 10 de dezembro. Caso os imunizantes sejam autorizados, as duas vacinas podem estar disponíveis ainda este mês.

As falas acontecem em um momento que o país bateu seu próprio recorde diário de mortes e hospitalizações por Covid-19.  Pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de pacientes internados ultrapassou 100.000 na terça-feira 2. Ao todo, 2.760 morreram nas últimas 24 horas.

“Existem atualmente 100.226 pessoas com Covid-19 e hospitalizadas nos Estados Unidos, é a primeira vez que as hospitalizações ultrapassam 100.000”, revelou o Covid Tracking Project pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Foram registrados 195.121 casos de infecção pelo vírus nas últimas 24 horas. Só na Califórnia, mais de 20.000 novos diagnósticos foram registrados nesta quarta-feira, tornando-o o estado do país com o maior registro em um dia desde o início da pandemia.

As autoridades norte-americanas temem que a situação piore, já que milhões de pessoas se deslocaram pelo país para o Dia de Ação de Graças. Espera-se também um aumento das infecções após as celebrações de Natal e Ano Novo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.