O ex-presidente americano Barack Obama declarou seu apoio ao candidato centrista Emmanuel Macron nas eleições presidenciais da França, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira. O adversário de Marine Le Pen publicou a mensagem do democrata nas redes sociais, a três dias do segundo turno do pleito.
Obama, que manteve uma conversa telefônica com o candidato do movimento En Marche! pouco antes do primeiro turno, explica no vídeo que “sempre sentiu gratidão pela amizade do povo francês e pelo trabalho realizado em conjunto” quando era chefe de Estado. “Quero que saibam que apoio Emmanuel Macron”, diz em inglês o ex-presidente. Segundo Obama, Macron “defendeu valores liberais” e “apela às esperanças das pessoas, não a seus medos”.
O democrata comenta ainda que “não tem a intenção de se envolver em muitas eleições”, agora que deixou a vida política, mas decidiu se manifestar porque “a eleição da França é muito importante para todo o mundo”.
O apoio de Obama a um candidato estrangeiro não é usual na política americana, nem entre outros líderes internacionais. Ainda assim, tomar posição em pleitos do exterior se tornou mais comum nos últimos meses, com o sucesso de candidatos de extrema direita (caso de Marine Le Pen) ou de políticos que fogem do tradicional, como o atual presidente americano Donald Trump.
(Com AFP)