Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

ONU diz que há ‘evidências claras’ de crimes de guerra em Israel

Provas coletadas serão levadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, para responsabilizar legalmente os autores envolvidos em 'ambos os lados'

Por Da Redação
Atualizado em 10 out 2023, 16h10 - Publicado em 10 out 2023, 16h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As Nações Unidas informaram, nesta terça-feira, 10, que o conflito entre Israel e os terroristas do grupo palestino Hamas já apresenta evidências de possíveis crimes de guerra, apenas quatro dias depois do primeiro ataque. 

    As provas coletadas pela Comissão Internacional Independente de Inquérito das Nações Unidas sobre o Território Palestino Ocupado serão levadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, com a promessa de responsabilizar legalmente os autores envolvidos, diretamente ou não, em ambos os lados dos ataques.

    “Já existem evidências claras de que crimes de guerra podem ter sido cometidos na última explosão de violência em Israel e Gaza, e todos aqueles que violaram o direito internacional e atacaram civis devem ser responsabilizados por seus crimes”, disse a comissão em nota.

    + Primeiro voo para resgate de brasileiros decola de Israel

    O texto também aponta para “as relações abomináveis” entre grupos armados e centenas de pessoas desarmadas, e condena o ato de “tomar civis como reféns e usar civis como escudos humanos”. A comissão trata com preocupação o último ataque de Israel e o anúncio de um cerco completo à Faixa de Gaza, “o que, sem dúvida, custará vidas de civis e constituições”, de acordo com a comissão.

    Para solucionar o conflito, as Nações Unidas sugerem “o fim da ocupação ilegal do território palestino e o reconhecimento do direito do povo palestino à autodeterminação”, uma das principais fontes de discórdia entre israelenses e palestinos. A intensidade dos ataques na região é a maior em 50 anos.

    O órgão internacional declarou que há urgência em cessar todas as formas de violência e a retomar o respeito aos direitos humanos lavrados em acordos internacionais, incluindo a libertação imediata de reféns.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.