Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Opaq foi impedida de entrar em Duma para investigação sobre ataque químico

Forças sírias e russas controlam a cidade onde ao menos 40 pessoas morreram em suposto ataque do governo de Bashar Assad

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h22 - Publicado em 16 abr 2018, 10h51

A equipe da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) enviada à Síria não foi autorizada a acessar a cidade de Duma para investigar o suposto ataque químico ocorrido na semana passada.

O chefe da delegação britânica da organização, Peter Wilson, pediu à Rússia e à Síria, aliados no conflito armado no país árabe, “cooperação” com a investigação e advertiu que o acesso à região do ataque é “essencial” para o trabalho dos analistas da Opaq.

O vice-ministro do Exterior da Rússia, Sergei Ryabkov, confirmou que a equipe de investigação foi impedida de entrar em Duma pelas forças russas e sírias que controlam a cidade. Afirmou que a Opaq só poderá acessar a área com a permissão do Departamento de Segurança e Proteção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais cedo, a Embaixada da Rússia na Holanda, onde a Opaq é sediada, havia reforçado seu comprometimento em deixar a organização fazer o seu trabalho, afirmando que não iria interferir nas investigações.

Continua após a publicidade

Ao menos 40 pessoas teriam morrido no ataque em Duma, que, até esse fim de semana, era a última cidade tomada por rebeldes fora da capital Damasco.

Mais cedo nesta segunda, o enviado dos Estados Unidos para a Opaq acusou a Rússia de ter manipulado o local onde supostamente aconteceu o ataque.

“É nosso entendimento que os russos podem ter visitado o local do ataque. É nossa preocupação que eles podem ter manipulado o local com a intenção de impedir os esforços da missão de investigação da Opaq de conduzir um inquérito efetivo”, afirmou o embaixador americano Kenneth Ward.

(Com EFE, AFP e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.