Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Opositor de Morales, refugiado pede ao Brasil para retornar à Bolívia

Um dos últimos políticos de direita da Bolívia, empresário Branko Marinkovic disse esperar estar de volta ao país "nos próximos dias"

Por Laryssa Borges Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 nov 2019, 12h46 - Publicado em 12 nov 2019, 11h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apontado como um dos principais opositores do agora ex-presidente da Bolívia Evo Morales, o empresário boliviano Branko Marinkovic pediu ao governo brasileiro autorização para retornar a seu país de origem. Asilado no Brasil desde 2010 e refugiado político desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Marinkovic só pode deixar o Brasil com autorização do Estado brasileiro. O pedido foi encaminhado ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), subordinado ao ministro Sergio Moro.

    O empresário Branko Marinkovic deixou a Bolívia depois de ter sido acusado pelo governo de orquestrar movimentos federalistas para a região de Santa Cruz, no leste do país. Em 2009, uma operação das forças especiais da polícia deixou três mortos no Hotel Las Américas, em Santa Cruz. Na sequência, Evo Morales editou um decreto que permitia expropriar propriedades privadas daqueles que fossem acusados de participação nos assassinatos.

    O governo de La Paz elegeu como um dos alvos das expropriações o próprio Marinkovic, um dos últimos dos líderes de direita no país. O empresário boliviano sempre negou as acusações de vínculo com o episódio do Hotel Las Américas. Na sequência, em 2010 entrou no Brasil e, em 2013, adquiriu o status de refugiado político.

    Desde a queda de Morales, Marinkovic tem usado as redes sociais para defender uma “nova história” para a Bolívia. “A Bolívia hoje amanhece livre da ditadura. E isso é uma conquista do povo. (…) Temos que começar uma nova história. Uma sem ódios, com unidade, com democracia e com alegria”, afirmou. No Twitter, ele disse esperar estar de volta à Bolívia “nos próximos dias”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.