Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Opositor russo Navalny foi envenenado com agente nervoso, diz Alemanha

Crítico a Moscou viajava de uma cidade na Sibéria para a capital russa quando começou a passar mal; Rússia tem histórico de envenenamento de desafetos

Por Da Redação
Atualizado em 2 set 2020, 12h27 - Publicado em 2 set 2020, 11h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O porta-voz o governo da Alemanha, Stefen Seibert, afirmou nesta quarta-feira, 2, que o líder opositor russo, Alexei Navalny, foi envenenado por uma substância utilizada para a produção de armas químicas pertencente ao grupo do agente nervoso Novichok.

    As informações, segundo o integrante do governo liderado pela chanceler Angela Merkel, são baseadas nos exames realizados pelo Hospital Universitário La Charité, em Berlim, para onde o político foi transferido no último dia 22.

    Em um comunicado, Seibert afirmou que “não há dúvidas” de que Navalny foi envenenado com “um agente químico nervoso do grupo Novichok”. O resultado das investigações, de acordo com Berlim, será informado ao embaixador russo na Alemanha.

    O opositor russo foi envenenado quando viajava de uma pequena cidade na Sibéria para Moscou. O avião teve que pousar na cidade de Omsk após Navalny começar a passar mal. Dois dias após sua internação, ele foi transferido para a Alemanha com a ajuda de uma ONG. O governo russo nega participação no suposto envenenamento.

    Não é a primeira vez que agente um químico é usado para este fim nos últimos anos. Em 2018, o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha foram envenenados com Novichok após saírem de casa na cidade de Salisbury, no Reino Unido.

    Continua após a publicidade

    O Novichok, palavra em russo para “novato”, representa um grupo de substâncias neurotóxicas desenvolvidas pela União Soviética entre as décadas de 1970 e 1980, criadas sobretudo para tentar driblar a detecção por parte de inspetores internacionais. Assim como outros agentes nervosos, a substância age bloqueando mensagens dos nervos para os músculos, gerando colapso de funções corporais. Em doses altas, pode provocar convulsões e interromper a respiração.

    ASSINE VEJA

    A esperança dos novatos na bolsa
    A esperança dos novatos na bolsa Leia nesta edição: a multidão de calouros no mercado de ações, a ‘lista negra’ de Bolsonaro e as fraudes na pandemia ()
    Clique e Assine
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.