O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, condenou o “ataque injustificado e não provocado das forças militares russas em comunicado emitido logo depois dos ataques da madrugada de quinta-feira, 24, contra a Ucrânia. “O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. Somente a Rússia é responsável pelas mortes e destruição que esse ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”.
Pouco antes do início das explosões na Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu a “desmilitarização” da Ucrânia, em comentários feitos pela TV, ao anunciar a operação militar.
#Київ Сирена pic.twitter.com/fFoRhRs3L3
— Ridnа_Vilnа 33% 🇺🇦 (@ua_ridna_vilna) February 24, 2022
Biden disse que fará um comunicado aos americanos, possivelmente pela televisão, para anunciar “outras consequências” que os Estados Unidos e seus aliados planejam impor à Rússia. “Também coordenaremos com nossos aliados da OTAN para garantir uma resposta forte e unida que impeça qualquer agressão contra a Aliança”, disse Biden.