Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Os venenos da Mãe Rússia

Diversos oponentes do governo russo sofreram ataques semelhantes ao do ex-espião Sergei Skripal

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 abr 2018, 19h19 - Publicado em 5 abr 2018, 18h25

Apesar de estudos iniciais não serem conclusivos sobre a origem da toxina utilizada no envenenamento do ex-espião Sergei Skripal e de sua filha, Yulia, o governo do Reino Unido, assim como a União Europeia, os Estados Unidos e uma série de países pelo mundo têm responsabilizado a Rússia pela ação. Desde o dia 26 de março, 28 nações mais a Otan expulsaram 153 diplomatas russos como resposta ao incidente e como tentativa de minar futuras ações da inteligência e da diplomacia do país. Moscou nega as acusações e afirma que usará a reciprocidade como base para sua resposta.

O envenenamento de Skripal foi realizado com uma substância química de uso militar desenvolvida pela ex-União Soviética e de utilização proibida, a qual ataca o sistema nervoso central ao ser absorvida pela pele. O ataque ocorreu em 4 de março em Salisbury, sul da Inglaterra.

As suspeitas em relação à Rússia são alimentadas por um longo histórico de oponentes do Kremlin que misteriosamente sofreram envenenamentos. A lista se estende desde a era soviética até o presente. Conheça alguns dos casos mais notórios:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.