Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Otan planeja instalar novo quartel-general para defesa do Atlântico

Líderes reunidos em Bruxelas concordaram com o aumento da proteção da Europa contra a Rússia e o terrorismo e com o aumento de seus gastos militares

Por Da Redação
Atualizado em 11 jul 2018, 18h05 - Publicado em 11 jul 2018, 14h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Líderes da Aliança do Atlântico distraídos durante a tradicional foto do encontro: discordâncias, atritos e possível consenso. (Sean Gallup/Getty Images)

    Reunidos em Bruxelas nesta manhã, os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordaram com a instalação de  um novo quartel-general para a defesa do Atlântico. Também chegaram ao consenso sobre o aumento de seus gastos com defesa e sobre um plano para elevar a proteção contra a Rússia e o terrorismo, segundo o jornal americano Washington Post.

    Segundo o Post, os líderes da Otan concordaram em instalar dois novos quartéis-generais – um voltado para a segurança do Atlântico, em caso de conflitos, e outro para acelerar a movimentação de forças militares dentro da Europa e para ações de contraterrorismo. Os locais não foram ainda divulgados. As missões da Otan no Iraque e no Afeganistão serão fortalecidas.

    No caso da Rússia, será adotada uma longa lista de medidas para reforças as defesas no Leste europeu e na Escandinávia. A Otan vai ainda reiterar sua condenação à Rússia por ter anexado a Crimeia, em 2014, e sua pressão para que a região seja devolvida à Ucrânia.

    Continua após a publicidade

    Os consensos foram obtidos apesar dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a seus aliados da Otan. Ontem, o americano acusou de inadimplência os membros da organização que atrasaram os pagamentos de suas cotas. Hoje, chamou a Alemanha de “refém” da Rússia, por depender do gás natural proveniente desse país.

    Trump não impediu o consenso. Mas a declaração final do encontro de Bruxelas ainda não foi assinada. Diplomatas temem que o americano deixe Bruxelas sem firmar o texto e o critique posteriormente, como fez durante a reunião de líderes do G7, em junho, no Canadá. Ele se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, no próximo dia 16, na Finlândia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.