Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Papa Francisco visitará Emirados Árabes e Marrocos no início de 2019

Pontífice levará mensagem em favor do diálogo entre as religiões; em Abu Dhabi, dificilmente omitirá o conflito no vizinho Iêmen

Por Da Redação
6 dez 2018, 20h06

O papa Francisco fará em fevereiro de 2019 a primeira visita de um pontífice aos Emirados Árabes Unidos, anunciou o porta-voz do Vaticano, Greg Burke. Esta será a terceira viagem do atual papa a um país muçulmano, depois de suas passagens pelo Egito e pelo Líbano. Uma quarta jornada, desta vez para o Marrocos, está prevista para março.

“A visita aos Emirados, como que se deu ao Egito, mostra a importância fundamental que o Santo Padre dá ao diálogo inter-religioso”, disse Burke. “A visita do papa Francisco ao mundo árabe é um exemplo perfeito da cultura do encontro.”

O tema da viagem será a paz, segundo Burke, com uma pomba levando uma folha de oliveira como logotipo. Mais do que motivar o diálogo pacífico entre as religiões, a mensagem poderá também seguir uma linha mais espinhosa: a atuação dos Emirados na coalizão militar que combate os rebeldes houthis no Iêmen, onde 14 milhões de pessoas estão sob risco de morte por fome.

O pontífice estará em Abu Dhabi entre os dias 3 e 5 de fevereiro, segundo a rede de televisão Al Jazeera, convidado pelo príncipe herdeiro, xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e pela comunidade católica local. As conversas entre o governo dos Emirados com a Santa Sé sobre a primeira visita papal ao país se desenrolam desde 2016.

O próprio príncipe herdeiro manteve conversas com o então secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, em 2016. Um dos argumentos em favor da visita é a presença de uma comunidade cristã, com diferentes denominações, de 900.000 fieis. Muitos deles são imigrantes filipinos. Há pelo menos dez igrejas católicas nos sete emirados que compõem o país.

Continua após a publicidade

Milhares de cristãos vivem nos países vizinhos do Golfo Arábico, onde a cristandade fincou raízes desde o século VI. A visita do papa Francisco deverá atrair fortemente a presença desses fieis a Abu Dhabi.

O papa Francisco deverá realizar também em 2019 uma visita inusitada à Coreia do Norte e outra ao Japão. Em sua agenda, já estão confirmadas a sua viagem ao Panamá, entre 22 e 27 de janeiro, para participar da Jornada da Juventude Católica.

‘Globetrotter’

Aos 81 anos, o cardeal argentino Jorge Bergoglio já visitou 29 países mais a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Conselho e Parlamento Europeus em seus cinco anos de pontificado. Assim como seu antecessor João Paulo II, nos anos 1990 e 2000, Francisco mostrou-se disposto a levar a mensagem da Igreja Católica ao maior número de países possível, a promover diálogos com outras religiões e a desestimular lutas e discriminações por razão de fé.

Continua após a publicidade

No Brasil, o papa esteve logo no início de seu pontificado, em 2013, para a 28º Jornada Mundial da Juventude Católica, entre 22 e 29 de julho. Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, celebrou uma missa que reuniu 3 milhões de fieis.

Até o momento, Francisco esteve presente em nove países da América Latina, onde está a maior concentração de católicos do mundo. Além do Brasil, no Equador, na Bolívia, no Paraguai, em Cuba, no México, na Colômbia, no Peru e no Chile. Com a visita ao Panamá esse total passará a 10.

Mas jamais pôs os pés na Argentina desde que calçou as sandálias de São Pedro. Uma das hipóteses mais prováveis para esta omissão diz respeito à cautela do pontífice quanto ao risco de ter sua imagem vinculada ao governo ou à oposição argentina. Em junho de 2015, a então presidente argentina Cristina Kirchner forçou uma visita ao papa e a conseguiu. O encontro repercutiu mal nos setor anti-kirchneristas.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.