Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Papa Francisco em bênção Urbis et Orbis: ‘Só conseguiremos juntos’

Pontífice abençoa enfermos, médicos e enfermeiros e também os políticos e insiste: 'Não tenham medo'

Por Denise Chrispim Marin Atualizado em 27 mar 2020, 18h10 - Publicado em 27 mar 2020, 16h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na Praça de São Pedro vazia, escura e sob chuva, o papa Francisco iniciou a oração Urbi et Orbis – para a Cidade de Roma e o Mundo – com um apelo para que as nações se unam no enfrentamento da atual “tempestade”, sua referência à pandemia do novo coronavírus, e com um conselho aos católicos para que não tenham medo e se firmem na solidariedade e na esperança. Abatido e cambaleante, lembrou que o “mundo está doente” e implorou a Deus para revigorar a fé.

    ASSINE VEJA

    Coronavírus: a salvação pela ciência
    Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
    Clique e Assine

    Apenas algumas pessoas acompanharam de longe, atrás das grades levantadas pela polícia de Roma, o ritual reservado para a Páscoa e o Natal, no qual o pontífice concede indulgência plenária aos fiéis que tenham se confessado, comungado e não cometido pecado mortal e dá a bênção do Santíssimo. Na sua oração final, o papa Francisco lembrou-se especialmente dos enfermos, dos médicos e enfermeiros e dos políticos. Pouco antes, mencionara todos os que trabalham neste momento – profissionais da saúde, funcionários de supermercados, voluntários, sacerdotes e outros – que, segundo ele, “compreenderam que ninguém pode ficar sozinho”. “Não tenham medo”, insistiu em vários momentos.

    Para a cerimônia televisionada e transmitida pelos veículos de rádio e televisão e redes sociais do Vaticano, o papa escolheu o capítulo “A Tempestade Acalmada” do Evangelho de São Marcos (Mc 4, 35-41) que relata a travessia do Mar da Galileia em barco por Jesus e seus discípulos. Apanhados por uma tormenta, os discípulos recorrem a Jesus, que dormia tranquilamente na popa. “Mestre, não te importa que pereçamos?”, dizem-lhe. “Por que estais com tanto medo? Ainda não tendes fé?”, responde-lhes Jesus depois de acalmar os ventos.

    Continua após a publicidade

    Diante do quadro evangélico, em sintonia com estes tempos de epidemia, o papa afirmou que os instrumentos à disposição dos fieis são a oração e o serviço silencioso. Lembrou da necessidade da readaptação dos hábitos e pediu para que as pessoas deem espaço à criatividade. “Estamos em um tempo de provação, no qual temos de decidir sobre o que conta e o que passa, o que é necessário e o que não é. É o tempo de nos reajustarmos na roda da vida e de ter força de espírito para as entregas”, afirmou Francisco.

    Diante do vazio da praça, o papa foi respaldado pelo cardeal Angelo Comastri, arcebispo da Basílica de São Pedro. Para a cerimônia foram trazidas a imagem de Nossa Senhora Salvação do Povo Romado, Salus Populi Romani, e o crucifixo considerado milagroso da Igreja de São Marcelo, que o papa visitara no último dia 15. Em 1522, quando Roma foi abatida por uma peste, os católicos saíram em procissão durante 15 dias pela cidade. No retorno à igreja, segundo os relatos, a epidemia havia acabado.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.