Paris ganha ‘praia’ e clima tropical com cores do Brasil à beira do Sena
Evento faz parte da Temporada Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países

As margens do Rio Sena serão transformadas a partir de sábado, 5, em uma praia artificial para receber o evento Paris Plages, parte da Temporada Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. Na data, as águas do Sena, antes poluído, serão liberadas ao público pela primeira vez em pontos em Bras Marie, Bras de Grenelle e Quai de Bercy.
A iniciativa, que é patrocinada pelo ex-jogador de futebol Raí contará com uma série de atividades culturais brasileiras. Até 31 de agosto, os visitantes poderão ter um gostinho de Brasil, de cinema à gastronomia. Três exposições fotográficas – de Maureen Bisilliat, Luiz Braga e João Farkas – farão parte do circuito. Todas falam sobre Amazônia em diferentes perspectivas.
Além disso, serão exibidos filmes e documentários brasileiros entre 31 de julho e 2 de agosto. Entre os longas-metragens, estão Ilha das Flores (1898), Saneamento Básico (2007), Aumenta Que é Rock’n Roll (2024) e Central do Brasil (1998), que quase rendeu um Oscar a Fernanda Montenegro.
+ Torre Eiffel, em Paris, fecha visitação devido à onda de calor que atinge Europa
A chef Alessandra Montagne, que falou a VEJA em julho do ano passado sobre o sucesso na França, ficará responsável pelo menu personalizado no restaurante Les Nautes. Ela nasceu no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, mas foi morar ainda bebê com os avós em Poté, no interior de Minas Gerais. Aos 22 anos, tomou uma decisão ousada de partir rumo à França para aprender sobre gastronomia. E deu certo.
“No coração de Paris, com uma vista única para o Rio Sena e as fachadas do século XVII da Île St-Louis, o Les Nautes é um espaço para os parisienses comerem, relaxarem, celebrarem, se encontrarem e desfrutarem da cultura. No Paris Plages, é oferecido um cardápio tipicamente brasileiro desenvolvido em colaboração com Alessandra Montagne Gomes”, diz o portal do evento.
“No pátio da Prefeitura, uma floresta urbana e uma quadra de vôlei de praia estarão abertas a todos durante o Paris Plages. Nas proximidades, duas barracas de comida brasileira serão montadas”, acrescenta o comunicado.