Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Paris prepara retirada de franceses e europeus do Níger após golpe militar

Ditaduras vizinhas da África Ocidental acusam França e outras nações de planejarem uma intervenção armada na nação

Por Da Redação
Atualizado em 1 ago 2023, 09h13 - Publicado em 1 ago 2023, 09h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • French Foreign and European Affairs Minister's cabinet director Luis Vassy (C), next to 'Centre de crise et de soutien' (CDCS) deputy director Fanny Demassieux (L) and French Foreign and European Affairs Minister's cabinet deputy director Celine Place (R), delivers a speech during a meeting on the ongoing situation in Niger following the coup, at the French Foreign and European Affairs Ministry in Paris on August 1, 2023. France prepared to evacuate its citizens from Niger on August 1, 2023, as tensions escalated following last week's coup that toppled one of the last remaining pro-Western leaders in Africa's impoverished and jihadist-plagued Sahel region. (Photo by STEFANO RELLANDINI / AFP)
    Gabinete do Ministério das Relações Exteriores e e Europeias francês faz reunião de emergência sobre o Níger após o golpe, que derrubou um dos últimos líderes pró-ocidentais na região africana do Sahel, atormentada por jihadistas. 01/08/2023 - (Stefano Rellandini/AFP)

    O Ministério das Relações Exteriores da França disse nesta terça-feira, 1, que vai começar a remover seus cidadãos e outros europeus do Níger, uma semana depois que um golpe militar mergulhou a nação da África Ocidental em uma crise política que polarizou os países vizinhos da região.

    A pasta se preocupa especialmente com a “situação em Niamey”, onde apoiadores do golpe se reuniram em frente à embaixada francesa na capital nigeriana para protestar no final de semana contra a influência pós-colonial do país. O Níger tornou-se independente da França em 1960.

    Paris planeja uma rota aérea para a retirada dos seus cidadãos de Niamey, em coordenação com as forças nigerinas, de acordo a emissora americana CNN, que obteve uma mensagem da embaixada francesa aos cidadãos franceses no Níger. Segundo o documento, a operação deve ocorrer “muito em breve” e será concluída “rapidamente”, para aproveitar a relativa calma em Niamey.

    + Militares golpistas do Níger acusam França de planejar ataques ao país

    Ao mesmo tempo, Burkina Faso e Mali acusam a Europa de planejar uma intervenção militar. Em comunicado conjunto, as nações africanas disseram que qualquer operação do tipo contra o Níger seria considerada guerra contra eles todos.

    Continua após a publicidade

    “Toda intervenção militar contra o Níger será considerada equivalente a uma declaração de guerra contra Burkina Faso e Mali”, disseram os dois países na segunda-feira 31.

    + General se apresenta como novo líder do Níger após golpe de Estado

    A dramática destituição do presidente Mohamed Bazoum na última quarta-feira 26 provocou reações divididas nos países da região do Sahel, onde a ameaça de militantes extremistas nos últimos anos desestabilizou governos locais. No domingo 30, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) emitiu um alerta severo contra a junta militar do Níger e deu-lhe uma semana para libertar e restituir o governo de Bazoum, alertando que eles não descartam o “uso da força” se as demandas não forem atendidas.

    Líderes da África Ocidental impuseram sanções como proibição de viagens e o congelamento de bens dos militares envolvidos na tentativa de golpe, bem como de seus familiares e dos civis que aceitarem participar de qualquer instituição ou governo estabelecido pelos militares. A França e a União Europeia também cortaram a ajuda financeira ao Níger após o golpe.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.