Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pedido de prisão de Eike Batista repercute no exterior

Ação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-bilionário foi notícia sobretudo na imprensa especializada em economia

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h23 - Publicado em 26 jan 2017, 13h03

O pedido de prisão do empresário Eike Batista, feito nesta quinta-feira em decorrência da Operação Eficiência, da Polícia Federal, se tornou notícia entre os principais jornais do exterior, sobretudo nos especializados em economia. O The New York Times indicou que o episódio poderia sinalizar “uma nova fase na queda do senhor Batista, cuja proeminência no cenário global tem sido amplamente associada com a economia crescente do Brasil”, diz o texto.

Além do NYT, publicações especializadas em economia, como o Wall Street Journal, o Financial Times e as agências de notícias Bloomberg e Reuters também registraram o caso, relacionando o episódio com as investigações da Lava Jato.

O Wall Street Journal compara o pedido de prisão de Eike ao envolvimento de outros empresários nas investigações de corrupção, como Marcelo Odebrecht. “O senhor Batista é o último executivo de alto escalão a ser enredado nos esforços anti-corrupção pelas autoridades locais, que têm levado a longas sentenças de prisão para uma série de empresários que se beneficiaram do governo e de contratos públicos”, afirma a notícia.

FT registrou as primeiras informações da procura por Eike em sua mansão no Rio divulgadas pela TV nesta manhã e relembrou os motivos do seu declínio, relacionado à OSX. “O senhor Batista pegou carona na euforia sobre o superciclo de commodities para se tornar o homem mais rico do Brasil antes de seu império falir por revelações que sua companhia petrolífera não tinha as reservas prometidas”.

A agência Reuters cita o impacto da Lava Jato em meio ao ambiente econômico conturbado. “A investigação minou a confiança de investidores em companhias brasileiras bem no momento em que a recessão mais dura e mais longa ataca o país”, diz o texto.

Para a Bloomberg, o pedido de prisão feito nesta quinta-feira mostra um aumento na importância das investigações sobre corrupção que afetaram a Petrobras. “Mostra que a chamada Operação Lava Jato, que começara investigando a Petrobras e as maiores empreiteiras do país, cresceu para incluir outros líderes de empresas e políticos”,  avalia a reportagem.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.