Pedido de prisão de Eike Batista repercute no exterior
Ação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-bilionário foi notícia sobretudo na imprensa especializada em economia
Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h23 - Publicado em 26 jan 2017, 13h03
O pedido de prisão do empresário Eike Batista, feito nesta quinta-feira em decorrência da Operação Eficiência, da Polícia Federal, se tornou notícia entre os principais jornais do exterior, sobretudo nos especializados em economia. O The New York Times indicou que o episódio poderia sinalizar “uma nova fase na queda do senhor Batista, cuja proeminência no cenário global tem sido amplamente associada com a economia crescente do Brasil”, diz o texto.
Além do NYT, publicações especializadas em economia, como o Wall Street Journal, o Financial Times e as agências de notícias Bloomberg e Reuters também registraram o caso, relacionando o episódio com as investigações da Lava Jato.
O Wall Street Journal compara o pedido de prisão de Eike ao envolvimento de outros empresários nas investigações de corrupção, como Marcelo Odebrecht. “O senhor Batista é o último executivo de alto escalão a ser enredado nos esforços anti-corrupção pelas autoridades locais, que têm levado a longas sentenças de prisão para uma série de empresários que se beneficiaram do governo e de contratos públicos”, afirma a notícia.
O FT registrou as primeiras informações da procura por Eike em sua mansão no Rio divulgadas pela TV nesta manhã e relembrou os motivos do seu declínio, relacionado à OSX. “O senhor Batista pegou carona na euforia sobre o superciclo de commodities para se tornar o homem mais rico do Brasil antes de seu império falir por revelações que sua companhia petrolífera não tinha as reservas prometidas”.
A agência Reuters cita o impacto da Lava Jato em meio ao ambiente econômico conturbado. “A investigação minou a confiança de investidores em companhias brasileiras bem no momento em que a recessão mais dura e mais longa ataca o país”, diz o texto.
Para a Bloomberg, o pedido de prisão feito nesta quinta-feira mostra um aumento na importância das investigações sobre corrupção que afetaram a Petrobras. “Mostra que a chamada Operação Lava Jato, que começara investigando a Petrobras e as maiores empreiteiras do país, cresceu para incluir outros líderes de empresas e políticos”, avalia a reportagem.
Publicidade
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.