Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Pesadelo de Trump: a linha do tempo do caso Ucrânia

Presidente americano está envolvido em teia de relações perigosas que pode encurtar seu impeachment antes das eleições de 2020

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 out 2019, 15h33 - Publicado em 25 out 2019, 07h00

Desafiado por um processo de impeachment, movido pela Câmara dos Deputados, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostra cada vez mais engolido por um escândalo que pode levar ao fim de seu governo antes das eleições de 2020. Já foram tomados depoimentos de diplomatas, que confirmaram a principal acusação contra o republicano: de abuso de poder em sua pressão sobre o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, para investigar seu potencial adversário nas urnas, o ex-vice-presidente democrata Joe Biden.

À medida que o inquérito avança, a teia de relações espinhosas entre os escudeiros de Trump com autoridades ucranianas só aumenta. Já foram envolvidos no caso o advogado pessoal do presidente, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, o vice-presidente, Mike Pence, e o secretário de Justiça, William Barr.

Além disso, pelo menos três diplomatas de alta patente foram flagrados trocando mensagens sobre a estratégia de possível melhoria nas relações entre Kiev e Washington, desde que Zelensky cooperasse com a busca por informações sobre Joe Biden e seu filho, Hunter, ex-executivo de uma empresa de energia ucraniana. O diretor de Inteligência Nacional (DNI), Joseph Maguire, vem sendo acusado de ter tentado abafar o caso ao não repassar a denúncia do principal delator do caso ao Congresso dentro do prazo estipulado.

Do lado ucraniano, além de Zelensky, participaram das negociações diversos assessores da Presidência e o ex-procurador-geral Yuri Lutsenko.

Continua após a publicidade

Entenda mais sobre o caso e sobre os principais fatos que levaram à abertura de impeachment contra Donald Trump.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.