Um inusitado, porém bastante completo estudo, realizado pela rede de lavanderias alemã Zipjet desde o fim de 2017 listou as cidades mais e menos estressantes do mundo. Stuttgart, na Alemanha, está no topo do ranking como o local onde as pessoas levam uma vida mais calma. Já Bagdá, no Iraque, foi considerada a cidade mais estressante do planeta.
A pesquisa classificou 150 cidades do mundo com base em fatores que incluem trânsito, transporte público, porcentagem de espaços verdes, situação financeira, bem como a saúde física e mental de seus habitantes e as horas de luz solar que a cidade recebe por ano.
Segundo o ranking, quatro das dez cidades menos estressantes estão na Alemanha. A cidade de Stuttgart, no sul, está no topo, com Hanover em terceiro lugar, Munique em quinto e Hamburgo em nono lugar.
A cidade de Luxemburgo, no minúsculo, mas rico país homônimo, que possui menos de 600.000 habitantes, aparece no segundo lugar da lista.
Sydney, na Austrália (8ª posição) é a única cidade não europeia no top 10, enquanto Seattle (12º lugar) é a cidade mais bem ranqueada dos Estados Unidos.
No final da lista estão Bagdá, Cabul, no Afeganistão, e Lagos, na Nigéria, respectivamente. Caracas, na Venezuela, aparece na posição 139 do ranking.
Apenas duas cidades brasileiras foram analisadas pela Zipjet: São Paulo e Rio de Janeiro. A capital paulista está no 136º lugar, enquanto a Cidade Maravilhosa aparece em 119.
Segundo a pesquisa, São Paulo e Rio tem índices ruins de desemprego, qualidade do transporte público e segurança.
As cidades menos estressantes
1- Stuttgart, Alemanha
2- Luxemburgo, Luxemburgo
3- Hanover, Alemanha
4- Bern, Suíça
5- Munique, Alemanha
6- Bordéus, França
7- Edimburgo, Reino Unido
8- Sydney, Austrália
9- (empate) Graz, Áustria e Hamburgo, Alemanha
As cidades mais estressantes
1- Bagdá, Iraque
2- Cabul, Afeganistão
3- Lagos, Nigéria
4- Dakar, Senegal
5- Cairo, Egito
6- Teerã, Irã
7- Daca, Bangladesh
8- Carachi, Paquistão
9- Nova Deli, Índia
10- Manila, Filipinas