Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Petya: novo cibertaque atingiu empresas na Europa

Em maio, o vírus batizado de Wannacry afetou mais de 200 mil usuários em 150 países

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h31 - Publicado em 27 jun 2017, 14h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ataque cibernético na Ucrânia
    Banco estatal ucraniano, Oschadbank, pede resgate após ataque cibernético que atingiu países da Europa - 27/06/2017 (Valentyn Ogirenko/Reuters)

    Um novo vírus cibernético provocou problemas no sistema bancário da Ucrânia e em empresas de diferentes países europeus. O ciberataque é similar ao que ocorreu em maio que afetou mais de 200 mil usuários em 150 países.

    O Banco Central da Ucrânia informou que a ação criou dificuldades para que os clientes acessassem as contas e realizassem operações bancárias. Entre os problemas criados, os passageiros do metrô de Kiev, a capital do país, não puderam pagar suas passagens com cartão de crédito e os painéis do aeroporto da cidade não funcionaram.

    Conforme a companhia de cibersegurança russa Group-IB, trata-se de um modelo de vírus que visa roubar dados dos sistemas e extorquir as empresas para devolvê-los. Batizado de Petya, o programa pirata também atingiu empresas na Rússia, Dinamarca e Inglaterra.

    Continua após a publicidade

    De acordo com informações de várias empresas, o vírus em questão faz aparecer na tela dos aparelhos afetados um pedido de US$ 300 de resgate.

    Entre as empresas afetadas estão a companhia de transporte marítimo dinamarquesa Maersk, a gigante de publicidade britânica WPP e o fabricante francês Saint-Gobain. A petrolífera russa Rosneft também declarou ser vítima de um ataque cibernético, mas garantiu que a produção de petróleo não foi comprometida.

    Continua após a publicidade

    Como em outros ataques que vêm ocorrendo nos últimos anos — inclusive um em 2015 que deixou parte da Ucrânia sem energia elétrica —, o governo do país atribuiu o ataque à Rússia, que busca desestabilizar o país.

    A relações entre as duas nações está em crise desde 2014 quando o Moscou anexou a Crimeia e passou a apoiar grupos separatistas russos na região. A Rússia nega todas as acusações.

    Em 12 de maio, um outro vírus, batizado de “Wannacry“, afetou mais de 200 mil usuários em 150 países e paralisou o serviço de saúde britânico e a montadora francesa Renault. Seus autores exigiam um resgate para desbloquear os dispositivos eletrônicos contaminados.

    Continua após a publicidade

    (Com agências)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.