A polícia do Reino Unido classificou como ato terrorista o ataque com faca que deixou três mortos e três feridos em um parque em Reading, no sul da Inglaterra, no sábado 20. De acordo com as forças de segurança, um suspeito de 25 anos foi preso.
“A polícia antiterrorismo pode agora confirmar que o esfaqueamento ocorrido em Reading na noite passada foi declarado como incidente terrorista”, diz um comunicado oficial.
🚨| UPDATE- Murder investigation Reading@TerrorismPolice can now confirm that the stabbing incident that happened in Reading last night has now been declared a terrorist incident.
We continue to work together with Counter Terrorism Policing SE.
➡ https://t.co/CMkzwE6crv pic.twitter.com/MQeQr8XLe5
— Thames Valley Police (@ThamesVP) June 21, 2020
As autoridades ainda não divulgaram a identidade do agressor, mas segundo a rede Sky News o suspeito se chama Khairi Saadallah e é um refugiado líbio que ganhou asilo na Grã-Bretanha.
Em seu perfil no Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que seus pensamentos “estão com todos aqueles afetados pelo terrível incidente em Reading, e meus agradecimentos vão para os serviços de emergência”.
O ataque terrorista aconteceu em um local onde, horas antes, havia ocorrido uma manifestação contra o racismo, do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).