Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Polícia da Índia espanca cidadãos que quebram quarentena

Vídeos mostram autoridades açoitando e forçando pessoas a fazer agachamentos como punição aos que saem de casa; país fechado para conter coronavírus

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h26 - Publicado em 27 mar 2020, 17h03

Na Índia, vídeos gravados pela população mostram que a polícia está usando a violência para reprimir quem viola a quarentena total no país, decretada pelo presidente Narendra Modi na terça-feira 24 como tentativa de interromper a propagação do novo coronavírus.

As redes sociais repercutiram gravações de autoridades espancando e açoitando cidadãos nas ruas. Vídeos mostraram a polícia indiana forçando grupos de homens a fazer agachamentos e flexões como punição.

Todos os estabelecimentos comerciais, fábricas, oficinas e templos religiosos da Índia foram fechados por 21 dias a partir da quarta-feira 25. Modi anunciou o bloqueio com apenas quatro horas de antecedência, e a paralisação de trens e ônibus impediu que trabalhadores migrantes retornassem às suas aldeias, sobrecarregando abrigos e impossibilitando o isolamento social.

ASSINE VEJA

Coronavírus: a salvação pela ciência
Coronavírus: a salvação pela ciência Enquanto os melhores laboratórios do mundo entram em uma luta bilionária contra a doença, países trazem experiências bem-sucedidas para que a vida e a economia voltem à normalidade ()
Clique e Assine
Continua após a publicidade

Quem desrespeita o toque de recolher, tentando caminhar até suas aldeias, ou mesmo saindo de casa para ir ao mercado, corre o risco de ser espancado pela polícia. De acordo com o jornal americano Los Angeles Times, a polícia é antipática e fustiga até mesmo aqueles que pedem ajuda.

A ministra das Finanças da ÍndiaNirmala Sitharaman, anunciou na quinta-feira 26 um pacote de ajuda no valor de 22 bilhões de dólares para cerca de 800 milhões de “trabalhadores pobres e sofredores” do um país, que tem 1,3 bilhão de habitantes.

Continua após a publicidade

Mas cerca de 80% dos trabalhadores indianos – cerca de 471 milhões de pessoas – são informais, ou seja, não têm contratos, seguridade social e não são cobertos pelas leis trabalhistas. O pacote pode não chegar à mão de obra sem vínculo, sem documentos que comprovem sua elegibilidade.

De acordo com dados da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, a Índia já tem 887 casos de coronavírus confirmados, e 20 mortes em decorrência da Covid-19.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.