Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Polícia de Israel pede indiciamento de Netanyahu por corrupção

Primeiro-ministro teria tomado decisões administrativas para favorecer o acionista de um conglomerado de mídia; oposição pediu a renúncia do político

Por EFE 2 dez 2018, 13h35

A polícia de Israel recomendou neste domingo (2) que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu seja indiciado pelos “crimes de suborno, fraude e abuso de confiança”. Segundo a denúncia, o premiê tomou “decisões reguladoras para favorecer Shaul Elovitch”, principal acionista do Grupo Bezeq e da agência de notícias “Walla”, que teria feito uma cobertura positiva de Netanyahu e de sua família em troca de favores.

As autoridades policiais também indicaram que existem provas para indiciar a mulher do premiê, Sara Netanyahu, por “suborno, fraude, abuso de confiança e interrupção de procedimentos de investigação e judiciais”.

Netanyahu, contra quem a polícia já apresentou recomendações em fevereiro por outros dois casos de corrupção, divulgou um breve comunicado em que nega seu envolvimento e o de sua esposa nos crimes.

O caso provocou reação imediata em políticos da oposição, que foram às redes sociais para pedir a renúncia do primeiro-ministro. “Netanyahu deve sair antes que destrua as agências que aplicam a lei para salvar a sua própria pele”, declarou a deputada Tzipi Livni, dirigente do Campo Sionista, a principal força de oposição ao premiê no Knesset, o parlamento israelense.

Especula-se que a denúncia poderá levar à convocação de eleições antecipadas. Netanyahu conseguiu evitar esse procedimento há poucas semanas. Ele já enfrenta uma crise política decorrente da renúncia de Avigdor Lieberman ex-ministro da Defesa que deixou o governo por não concordar com a trégua firmada com palestinos na Faixa de Gaza.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.