Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Polícia prende dois em investigação de ataque em Manchester

Dois homens - um de 25 anos e o outro de 19 anos - foram presos na cidade sob suspeita de atos terroristas

Por Da redação
28 Maio 2017, 22h39

A polícia britânica realizou duas novas prisões e fez buscas em outros três locais neste domingo na perseguição aos suspeitos do ataque de Manchester. Conforme a polícia da Grande Manchester, dois homens – um de 25 anos e o outro de 19 anos – foram presos na cidade sob suspeita de atos terroristas. Onze outros homens com idades entre 18 e 44 anos também estavam sob custódia.

A maioria das buscas e prisões desde o ataque de segunda-feira ocorreu no sul de Manchester, onde Abedi – filho de pais líbios – nasceu e foi criado. A polícia diz que 1 mil pessoas estão trabalhando na investigação, tentando localizar os cúmplices de Abedi e refazer os seus passos nos dias antes de ele detonar uma bomba em um show de Ariana Grande. A explosão matou 22 pessoas, incluindo sete menores de 18 anos, e deixou mais de 100 feridos.

Abedi morreu na explosão. Os investigadores dizem ter desmantelado grande parte de sua rede, mas esperam fazer mais prisões. “A operação ainda está a toda velocidade”, disse a secretária do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, acrescentando que alguns suspeitos ainda podem estar em liberdade. “Até que a operação esteja concluída, não podemos ter certeza absoluta de que está fechada”, assinalou.


A polícia britânica tem agora 13 suspeitos sob custódia, incluindo o irmão mais velho de Abedi, Ismail, e fez buscas em propriedades em Manchester. Outro irmão e o pai de Abedi foram detidos na Líbia.

A polícia divulgou imagens de câmeras de vigilância de Abedi na noite do ataque que o mostram vestido de tênis, jeans, jaqueta escura e boné de beisebol. As alças de uma mochila são visíveis nos ombros.

As autoridades estão reunindo mais informações sobre seus últimos dias. Elas informaram que ele voltou para o Reino Unido vindo da Líbia em 18 de maio e provavelmente completou a montagem da bomba em um apartamento alugado no centro de Manchester.

Continua após a publicidade

No sábado, o Reino Unido reduziu seu nível de ameaça de terrorismo de “crítico” para “severo”, depois que a polícia disse ter desmantelado grande parte da rede da Abedi. Contudo, a segurança foi reforçada em grandes eventos no país neste domingo, incluindo a corrida Great Manchester Run, onde policiais armados com metralhadoras protegeram participantes e espectadores.

 

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.