Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

“Política externa de Trump é uma piada”, diz líder democrata

Chuck Schumer critica proposta de Trump de reinserir da Rússia no G7; vitória de republicano está sob investigação por ter recebido apoio de Moscou

Por Da Redação
Atualizado em 8 jun 2018, 17h33 - Publicado em 8 jun 2018, 15h25

O líder da minoria democrata do Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, afirmou nesta sexta-feira 8 que o presidente Donald Trump “está transformando a política externa” do país “em uma piada internacional”. Schumer referiu-se especialmente à proposta do presidente americano de readmitir a Rússia no G7.

“O presidente Trump está transformando nossa política externa em uma piada internacional, o que causa um dano persistente ao nosso país, sem nenhum tipo de explicação ou razão”, afirmou Schumer, por comunicado.

Trump afirmou hoje que a Rússia deveria voltar a fazer parte do grupo de países mais industrializados. O grupo foi composto de sete membros entre 1975 e 1998, quando incorporou Moscou e passou a ser chamado de G8. Com a invasão e anexação da península da Crimeia por ordem de Vladimir Putin, em 2014, a Rússia foi expulsa, e o grupo voltou a ser G7.

O presidente americano fez a sugestão pouco antes de embarcar ao Canadá para participar do encontro anual de líderes do grupo, que acontecerá entre hoje e amanhã na cidade de La Malbaie, perto de Québec.

“Goste ou não, e isso pode não ser politicamente correto, mas nós temos um mundo a governar. E no G7, que costuma ser G8, eles expulsaram a Rússia. Eles devem permitir que a Rússia volte ao grupo”, afirmou Trump, cuja campanha eleitoral de 2016 está sob investigação federal por suspeita de ter sido favorecida por Moscou.

Continua após a publicidade

De acordo com o líder democrata no Senado americano, a ideia de Trump de convidar de novo a Rússia ao G7, justamente quando essas investigações estão em curso, deixará “milhões de americanos com sérias dúvidas e suspeitas”.

“Precisamos que o presidente seja capaz de distinguir entre nossos aliados e nossos adversários e tratar cada um conforme seus atos. Em um tema após outro, ele falhou em fazer essa análise”, insistiu Schumer, para quem a política externa de Trump é “errática”.

Continua após a publicidade

A proposta de Trump foi imediatamente apoiada pelo novo primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, mas tende a ser vetada por colegas europeus.

A Casa Branca anunciou ontem que o presidente americano deixará a reunião do Canadá antes de seu encerramento para viajar diretamente para Singapura, onde no dia 12 de junho deve se reunir com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

(Com EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.