Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

População da Ucrânia encolheu em 10 milhões de pessoas desde invasão russa, diz ONU

Queda é equivalente a um quarto da população pré-guerra; taxa de natalidade despencou e está em torno de um filho por mulher, uma das menores do mundo

Por Da Redação Atualizado em 22 out 2024, 17h46 - Publicado em 22 out 2024, 09h22

A população da Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões de pessoas desde a invasão russa, em fevereiro de 2022, devido a um êxodo de refugiados e à queda da taxa de natalidade, informaram as Nações Unidas nesta terça-feira, 22.

O número corresponde a cerca de um quarto da população ucraniana e é resultado de uma “combinação de fatores”, segundo a chefe do Fundo de População das Nações Unidas para a Europa Oriental, Florence Bauer, durante coletiva em Genebra. Em 2021, último ano antes da invasão russa, a Ucrânia tinha uma população de cerca de 40 milhões de pessoas.

Desde o início da guerra, aproximadamente 6,7 milhões de pessoas fugiram do país, buscando asilo na Europa e mundo afora, enquanto outras “dezenas de milhares” morreram. 

“É difícil ter números exatos, mas as estimativas giram em torno de dezenas de milhares de vítimas”, afirmou Bauer, reforçando que uma contabilização exata do impacto da guerra na população ucraniana só seria possível após o fim do conflito, mediante a realização de um censo completo.

Taxa de natalidade

Bauer enfatizou que a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, transformou uma situação demográfica já difícil do país em algo mais grave. Mesmo antes da guerra, a nação europeia, como a maioria dos países pelo globo, já via sua taxa de natalidade (quantidade de filhos gestados por mulher) cair e registrava um dos menores índices de nascimentos da Europa.

Continua após a publicidade

“A taxa de natalidade despencou e está atualmente em torno de um filho por mulher, o que é um dos mais baixos do mundo”, disse ela, lembrando que a taxa de reposição – aquela que mantém uma população estável, sem crescer nem encolher – é de 2,1 bebês por mulher.

A população russa, apesar de muito maior, também sofreu uma queda desde o início da guerra, registrando sua menor taxa de natalidade desde 1999 nos primeiros seis meses deste ano. O Kremlin descreveu a situação como “catastrófica”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.