Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que Macron não pode falhar

Sua eleição freou, por ora, o avanço da ultradireita nacionalista na França. Mas se fracassar na economia, o perigo estará de volta

Por Johanna Nublat
Atualizado em 13 Maio 2017, 08h00 - Publicado em 13 Maio 2017, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Emmanuel Macron venceu a eleição presidencial na França com 21 milhões de votos, deixando na poeira sua rival, a ultradireitista Marine Le Pen, com 11 milhões de votos. No entanto, Macron não é o político mais popular, nem o mais querido, possivelmente nem o mais promissor. Sua eleição é, na verdade, um vigoroso recado do eleitor francês de que a direita prenhe de raiva de Marine Le Pen, que fez campanha tentando espalhar o medo e o fanatismo, não tem espaço na gloriosa terra gaulesa. Pelo menos, por enquanto. É uma grande notícia, ainda que 4 milhões tenham votado branco ou nulo e outros 11 milhões tenham ficado em casa, na segunda maior abstenção da Quinta República.

    Reportagem nessa edição de VEJA explica quais são os desafios econômicos do novo presidente e as chances que terá de alcançar seus objetivos. Se não alcançar a maioria na Assembleia nas eleições de junho, ele não terá todo o poder que precisa para cumprir com seu programa.

    “Se ele tem maioria na Assembleia Nacional, o presidente tem quase os poderes de um rei absolutista eleito. Mas, se ele não tem, então a França é um regime parlamentar padrão, em que o primeiro-ministro é o líder do braço executivo desde que tenha apoio do Legislativo”, explica Thomas Guénolé, da Sciences Po Paris.

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.