Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Pré-candidato baleado na Colômbia reage pouco a tratamento, dizem médicos

Miguel Uribe levou vários tiros na nuca durante ato público e passou por cirurgia; autor dos disparos foi detido

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 jun 2025, 12h04 - Publicado em 9 jun 2025, 11h41

O senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, está em estado crítico e reagiu pouco ao tratamento após ser baleado em Bogotá no sábado, informou boletim médico divulgado nesta segunda-feira, 9.

Uribe, de 39 anos, é membro do partido de oposição Centro Democrático, de direita, e levou vários tiros na nuca durante um evento de campanha em um parque público no bairro de Fontibón, na capital do país. O prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, confirmou a prisão do autor dos disparos pela polícia local.

“Seu estado é extremamente grave”, afirmou o hospital Fundação Santa Fé em um comunicado, depois do político já ter passado por uma cirurgia no final de semana. “Portanto, o prognóstico permanece reservado.”

https://www.instagram.com/p/DKpOJ5xBK5j/

Uribe carrega um legado político de peso. É neto de Julio César Turbay, presidente da Colômbia entre 1978 e 1982, e filho de Diana Turbay, jornalista assassinada em 1991 após ser sequestrada por narcotraficantes a mando de Pablo Escobar. Apesar de seu sobrenome coincidir com o do ex-presidente Álvaro Uribe (2002–2010), com quem compartilha a filiação partidária e a linha política conservadora, não há parentesco direto entre os dois.

Continua após a publicidade

Ao longo de seu mandato no Senado, Miguel Uribe se consolidou como uma das principais vozes da oposição ao presidente colombiano, Gustavo Petro.

Em nota divulgada nas redes sociais, o governo colombiano repudiou o ataque:

“O Governo Nacional condena de forma categórica e veemente o ataque que recentemente visou o Senador Miguel Uribe Turbay. Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.