Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Pré-candidato presidencial baleado na Colômbia passa por cirurgia de emergência

Político de 39 anos foi baleado na cabeça durante comício em Bogotá e permanece em estado grave no hospital Santa Fé

Por Júlia Sofia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 jun 2025, 13h01

O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, hospitalizado desde que levou um tiro no início deste mês, foi submetido a uma cirurgia de emergência nesta segunda-feira, 16, após médicos detectarem uma hemorragia cerebral. O senador de 39 anos, baleado na cabeça durante um comício na capital, Bogotá, teve uma piora súbita em seu estado de saúde, que já era considerado grave. Uribe é pré-candidato à presidência pelo partido de oposição Centro Democrático, de direita, e voz de oposição a Gustavo Petro.

Segundo boletim divulgado pelo hospital Fundação Santa Fé, o agravamento do quadro foi identificado por meio de exames clínicos e de imagem, que apontaram acúmulo de sangue no cérebro. “O paciente Miguel Uribe Turbay precisou ser transferido para a cirurgia há alguns minutos para um procedimento neurológico urgente”, informou o hospital. Nos dias anteriores, a equipe médica havia mencionado sinais discretos de melhora, como a diminuição do edema cerebral e uma tendência à estabilização hemodinâmica.

O atentado ocorreu em 7 de junho, durante um evento público no bairro de Fontibón. Uribe levou vários tiros na região da nuca. Três suspeitos foram detidos, entre eles um adolescente de 15 anos, apontado como o autor dos disparos. As motivações ainda não foram divulgadas oficialmente, mas o episódio reacendeu temores sobre a segurança de lideranças políticas no país, que, nas décadas de 1980 e 1990, foi palco de uma série de atentados contra candidatos.

Nas redes sociais, o governo do presidente Gustavo Petro condenou o ataque. “O Governo Nacional condena de forma categórica e veemente o ataque que recentemente visou o Senador Miguel Uribe Turbay. Este ato de violência constitui um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia”, afirmou a nota oficial.

Miguel Uribe  é neto do ex-presidente Julio César Turbay (1978–1982) e filho da jornalista Diana Turbay, assassinada em 1991 após ser sequestrada por narcotraficantes a mando de Pablo Escobar. Apesar da coincidência de sobrenomes e da linha ideológica semelhante, ele não possui parentesco direto com o também ex-presidente Álvaro Uribe (2002–2010), fundador do partido Centro Democrático.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.