Preparativos para reunião entre Putin e Trump estão ‘avançados’, diz parlamentar russo
Declaração acontece um dia depois de porta-voz do Kremlin afirmar que conversas entre Moscou e Washington "se intensificaram recentemente"

Os preparativos para uma reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estão em “estágio avançado”, disse o chefe do comitê de Assuntos Internacionais do Parlamento russo, Leonid Slutsky, à agência de notícias estatal RIA nesta quinta-feira, 6. Acredita-se que as lideranças discutirão o controle da escalada nuclear, preços de energia, questões relacionadas ao Oriente Médio e o fim da guerra na Ucrânia – uma das mais efervescentes promessas de campanha do republicano.
“O trabalho exige uma preparação séria, que — não vou revelar nenhum segredo — já está em estágio avançado”, disse ele à agência russa.
Embora tenha adiantado o status do encontro, Slutsky não deu detalhes sobre quando a reunião será realizada, atendo-se a dizer que “será em breve”. Ele citou os meses de fevereiro e março, mas disse que não especularia para dar “aos líderes a oportunidade de se prepararem para isso de forma competente e abrangente”.
Na quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que conversas entre Moscou e Washington “se intensificaram recentemente”. Pouco depois da posse de Trump, em janeiro, Putin disse estar pronto para negociar com o republicano e que a Rússia aguardava um sinal verde de Washington, uma indicação positiva apesar das pressões da Casa Branca pelo ponto final no conflito na Ucrânia, que completará três anos neste mês.
+ Rússia diz que conversas com EUA sobre Ucrânia se ‘intensificaram’ nos últimos dias
Ainda durante a campanha eleitoral, Trump assumiu um tom crítico sobre a torrente de dinheiro gasta na guerra na Ucrânia. No ano passado, o Congresso americano aprovou um projeto de lei de 95,34 bilhões de dólares (cerca de 470 bilhões de reais na cotação da época) que prevê ajuda para Israel, Ucrânia e Taiwan.