Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Presidente do Irã anuncia ‘eliminação’ do Estado Islâmico

'As estruturas e as raízes do grupo foram destruídas', declarou Hassan Rohani; presidente se encontra nesta quarta com líderes da Turquia e Rússia

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h44 - Publicado em 21 nov 2017, 20h28

O presidente do Irã, Hassan Rohani, declarou nesta terça-feira o fim do Estado Islâmico. Em pronunciamento ao vivo rede estatal iraniana, o mandatário do país anunciou que “apesar de vestígios persistirem, as estruturas e as raízes” do grupo terrorista “foram destruídas”. A afirmação foi feita em paralelo a uma mensagem no mesmo tom enviada por Qasem Soleimani, alto oficial da Guarda Revolucionária do Irã, para o Aiatolá Ali Khamenei, segundo divulgou o site do órgão militar.

“Com a graça de Deus e graças à resistência dos povos da região, podemos dizer que esse mal foi eliminado ou minimizado”, disse Rohani em seu comunicado, no qual fez críticas aos Estados Unidos e Israel, acusados de “terem alimentado e armado” o grupo terrorista. “A maior parte do trabalho foi realizado pelo povo e os exércitos da Síria, Iraque e Líbano, e nós ajudamos com base no nosso dever religioso e islâmico”, ressaltou o presidente iraniano.

Tal como Rohani, Soleimani, líder da Força Quds, braço de operações internacionais da Guarda Revolucionária, destacou o “apoio do governo, povo, Parlamento e Forças Armadas do Irã” na luta na Síria e no Iraque contra os jihadistas, descritos pelo presidente como um “grupo que só trouxe o mal, miséria, destruição e mortes”. O militar, de acordo com veículos estatais, realizou recentemente uma visita surpresa a Albukamal, cidade que foi tomada neste fim de semana por forças sírias.

O colapso do Estado Islâmico vem na esteira da retomada da cidade fronteiriça de Rawa por tropas iraquianas. A sucessão de derrotas do grupo terrorista, que se autodeclarou um ‘Califado’ em 2014 após ocupar grandes parcelas do território sírio e do Iraque, deve forçar o EI, segundo forças militares envolvidas no combate, a agir de maneira mais furtiva, apelando para combates de guerrilha e atentados a bomba organizados por pequenas células de comando.

Encontro

Rouhani é esperado no resort de Sochi, na Rússia, onde irá discutir nesta quarta-feira o conflito na Síria com o seu par russo, Vladimir Putin, e o presidente turco Recep Erdogan. O trio esteve por trás do acordo de cessar-fogo assinado em setembro em Astana, capital do Cazaquistão, que levou a redução da intensidade da guerra que já dura seis anos.

Continua após a publicidade

(Com Reuters e EFE) 

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.