Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Presidente do Peru apela ao Congresso para adiantar eleições gerais

Dina Boularte anunciou o projeto de antecipação das eleições e uma proposta de reforma da Constituição de 1993

Por Da Redação
30 jan 2023, 12h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dia após a morte de um manifestante durante um protesto em Lima, a presidente peruana Dina Boluarte fez dois anúncios no domingo 29 com o objetivo de acalmar as manifestações contra ela: o adiantamento das eleições gerais deste ano e a esperada mudança da Constituição de 1993.

    “Congressistas, vocês têm que entender sua responsabilidade histórica. Amanhã eles têm a oportunidade de conquistar a confiança do país, atendendo a essa demanda tão esperada pelo povo peruano. Vamos dizer a todo o Peru, com a maior responsabilidade: vamos todos embora”, afirmou em discurso ao Congresso da República.

    Caso o pedido de adiantamento das eleições seja ignorado, Boluarte afirmou ter um plano B: uma proposta para “melhorar os níveis de legitimidade democrática da representação política do país”.

    “Isso permitirá que a população se engaje institucionalmente, e não pela violência, por suas principais demandas na agenda política nacional”, declarou.

    Para que as eleições sejam antecipadas, é preciso encurtar o mandato presidencial, assim como os dos representantes do Parlamento. O primeiro turno ocorreria em outubro e o segundo, em dezembro.

    Continua após a publicidade

    Já em relação à Constituição de 1993, promulgada durante o governo de Alberto Fujimori, o objetivo é “encerrar de vez o debate sobre a reforma”, que é “permanentemente usado por algumas forças políticas para minar qualquer solução democrática para a situação atual”.

    A iniciativa vai ser submetida a um referendo e todas instituições do país poderiam contribuir para a reforma. Segundo Boluarte, a tarefa vai ser entregue para à Comissão de Constituição do próximo Congresso.

    Boluarte foi a primeira mulher a assumir a presidência do Peru, sucedendo o ex-presidente Pedro Castilho, depois de uma tentativa frustrada de autogolpe em dezembro de 2022. A atual presidente enfrenta um período de convulsão social, com frequentes protestos pedindo a sua renúncia.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.