Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Presidente eleito do México convidará Trump para sua cerimônia de posse

Relações entre México e EUA estão tensas desde que presidente americano propôs construir muro na fronteira entre as nações

Por Da Redação
5 jul 2018, 19h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira (5) que planeja convidar para sua cerimônia de posse, em 1º de dezembro, o líder americano Donald Trump, após meses de tensões entre os dois países.

    “Vamos fazer o convite, somos países vizinhos, temos relações econômicas, comerciais, vínculos de amizade, nos importa muito a cooperação para o desenvolvimento. Temos 3.180 km de fronteira. De forma que o presidente Trump será convidado, vai depender de sua agenda e do que decidir”, disse López Obrador em coletiva de imprensa.

    López Obrador declarou que também convidará o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para sua posse, na qual também aguardam líderes de outros países.

    As relações entre as duas nações ficaram tensas desde que Trump chegou ao poder e propôs construir um muro – pago pelo México – na zona fronteiriça e abandonar o vital Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

    Continua após a publicidade

    Após a sua vitória eleitoral, López Obrador falou com Trump por telefone em uma ligação que descreveu como “respeitosa”. Os dois não discutiram o tema do polêmico muro, porém o futuro presidente mexicano propôs a Trump um acordo para impulsionar projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México e reduzam a migração para os Estados Unidos.

    Na entrevista coletiva desta quinta, López Obrador também anunciou que o ex-prefeito da Cidade do México Marcelo Ebrard será o chanceler em seu futuro governo. Previamente havia nomeado para esse cargo o ex-embaixador na Dinamarca, Noruega e Islândia, Héctor Vasconcelos.

    Agora Vasconcelos irá ao Senado, onde buscará dirigir a comissão de Relações Exteriores.

    López Obrador disse que Ebrard trabalhará para preparar o seu encontro com o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, que visitará o México na próxima sexta-feira, 13 de julho.

    Continua após a publicidade

    Disse ainda que Ebrard também preparará a sua participação na cúpula da Aliança do Pacífico – grupo composto por México, Chile, Peru e Colômbia – que será realizada em 24 de julho em Puerto Vallarta, no estado de Jalisco.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.