Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primárias democratas: derrota histórica de um Kennedy em Massachusetts

Joseph Kennedy III, membro da dinastia política mais proeminente dos EUA, reconheceu a derrota para veterano Edward Markey

Por Da Redação
2 set 2020, 13h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pela primeira vez, um membro da proeminente família Kennedy perdeu uma eleição no estado americano de Massachusetts. Joseph Kennedy III, sobrinho-neto do ex-presidente John F. Kennedy, reconheceu na noite da terça-feira 1 sua derrota nas primárias democratas por uma vaga ao Senado, o que compromete o futuro de uma das dinastias políticas mais famosas dos Estados Unidos.

    De acordo com resultados ainda parciais, após a apuração de 43% dos votos, Joe Kennedy perdeu para o senador veterano Edward Markey, que tenta um novo mandato, por quase dez pontos.

    Além do parentesco com o ex-presidente JFK, o candidato é filho do ex-senador Joseph Patrick Kennedy II e neto do ex-procurador-geral Robert F. Kennedy.

    O resultado, antecipado pelas pesquisas, é amargo para Kennedy, que em 2019 foi considerado uma estrela em ascensão do Partido Democrata. Inicialmente, parecia em boa posição para derrotar Markey, eleito como deputado há 44 anos e como senador há sete.

    Representante no Congresso desde 2012, Joseph Kennedy III se apresentou como um candidato mais próximo das famílias e das minorias que seu rival, os mesmos argumentos que ajudaram vários jovens democratas a destronar velhos congressistas do partido nas primárias desde 2018.

    Continua após a publicidade

    Apoiado pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi, Kennedy criticou Markey por seu longo período em Washington. Os ataques não afetaram o rival, sobretudo, porque as posturas dos dois candidatos eram muito similares.

    Markey, que se apresentou como um candidato contra o sistema, recebeu o apoio da ala mais à esquerda do partido, encarnada pela congressista Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, com quem apresentou em conjunto o plano para um “novo acordo verde”. O veterano também contou com apoio de outra grande figura progressista, a senadora e ex-pré-candidata à Presidência Elizabeth Warren.

    Como Massachusetts é um reduto democrata, o vencedor das primárias tem praticamente garantida a cadeira no Senado nas eleições de novembro.

    Continua após a publicidade

    Kennedy rejeitou ataques sofridos durante a campanha. Na terça-feira, ele declarou que não sentia nenhuma pressão relacionada ao sobrenome e aos familiares famosos.

    “Sempre que me candidatei a algum cargo, eu sempre disse, de maneira clara, que apenas eu estava na cédula. Meu pai, meu avô, seus irmãos e irmãs não têm nada a ver com isso, apenas eu”, afirmou.

    Ainda não é possível determinar se a dinastia Kennedy pode estar perto de um limbo político. A mais recente convenção democrata provocou o retorno das especulações sobre a possibilidade de uma carreira política para Jack Kennedy Schlossberg, neto do ex-presidente JFK, assassinado em 1963.

    Continua após a publicidade

    O jovem de 27 anos apareceu rapidamente ao lado da mãe durante um pedido de voto a Joe Biden. Ele fez referência a uma frase famosa do avô: “Nós podemos alcançar novas fronteiras, mas apenas com um presidente que pergunte o que ele pode fazer por nosso país”, disse Schlossberg.

    As palavras ecoavam o discurso de posse de seu avô, em 1961, quando declarou a famosa frase: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país”.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.