Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeira missão espacial árabe para Marte é lançada pelos EAU

Sonda não tripulada deverá orbitar Marte a partir de fevereiro de 2021; objetivo é capturar imagens e dados inéditos sobre a dinâmica do tempo no planeta

Por Da Redação
Atualizado em 20 jul 2020, 09h30 - Publicado em 20 jul 2020, 09h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O mundo árabe se juntou às maiores potências mundiais na corrida pelas missões interplanetárias. A sonda espacial dos Emirados Árabes Unidos “Al Amal”, com destino a Marte, foi lançada neste domingo 19 do centro espacial de Tanegashima (sudoeste do Japão), após a missão ter sido adiada duas vezes na semana passada por conta do mau tempo.

    “O foguete H-IIA número 42 que transporta a missão Esperança até Marte decolou às 6h58 e 14 segundos do horário japonês (18h58, horário de Brasília)”, informou em um comunicado a Mitsubishi Heavy Industries, empresa japonesa encarregada do lançamento da sonda, que foi transmitido ao vivo pela Internet.

    ASSINE VEJA

    Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio
    Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio Leia nesta edição: Como a pandemia ampliou o abismo entre ricos e pobres no Brasil. E mais: entrevista exclusiva com Pazuello, ministro interino da Saúde ()
    Clique e Assine

    Cinco minutos depois da decolagem, o foguete que transporta a sonda desacoplou seus primeiros propulsores e respeitava a trajetória prevista. Quase uma hora depois da decolagem, um ensurdecedor aplauso inundou a sala de controle japonesa, quando a sonda enfim se separou de seu foguete.

    A decolagem também foi vivida com entusiasmo e entusiasmo nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O Burj Khalifa de Dubai, o arranha-céus mais alto do mundo, projetou simbolicamente uma contagem regressiva de dez segundos em sua fachada várias horas antes da decolagem.

    Continua após a publicidade

    “Esta missão é uma etapa importante para os Emirados Árabes Unidos e sua região”, disse o diretor-geral do Centro Espacial Mohammed bin Rashid (MBRSC), Yussuf Hamad Al Shaibani, em Dubai, durante uma conferência de imprensa pós-lançamento no Japão.

    O projeto “inspirou milhões de jovens” no mundo árabe a “sonhar grande e a trabalhar duro para tornar realidade o que parece impossível”, acrescentou.

    “Al Amal”, que significa esperança, envia “uma mensagem de orgulho, esperança e paz no mundo árabe”, afirmou o governo dos Emirados no Twitter. “Voltamos a nos conectar com a idade de ouro das descobertas árabes e islâmicas”, completou.

    Continua após a publicidade

    A diretora adjunta de projeto e ministra de Tecnologias Avançadas dos Emirados, Sarah al-Amiri, manifestou seu “sentimento indescritível” durante a decolagem. “É o futuro dos Emirados Árabes Unidos”, disse ela à emissora Dubai TV, do centro de lançamento japonês.

    Expectativa de imagens inéditas

    O aparato espacial, não tripulado, deverá começar a orbitar Marte a partir de fevereiro de 2021, marcando o 50º aniversário da unificação dos setes principados que formam os Emirados Árabes Unidos. Após chegar a seu destino, a sonda deverá dar a volta ao Planeta Vermelho durante todo ano marciano, de 687 dias terrestres. O objetivo é capturar imagens e dados inéditos sobre a dinâmica do tempo na atmosfera de Marte.

    Famoso pelas imensas reservas de petróleo e de gás natural, os Emirados Árabes Unidos aspiram a se tornar um ator relevante no campo da ciência e tecnologia. Em setembro de 2019, Haza al Mansuri foi o primeiro cidadão do emirado a ser enviado para o espaço a bordo de um foguete Soyuz e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).

    Continua após a publicidade

    As ambições do país vão ainda mais longe: planeja-se construir uma colônia humana em Marte dentro de um século. Enquanto isso, está prevista a criação de uma “cidade científica” no deserto, fora de Dubai, para simular as condições marcianas e desenvolver a tecnologia necessária para colonizar o planeta.

    Fundado em 2006, em Dubai, o Centro Espacial Mohamed Bin Rashid (MBRSC) foi a ponta de lança do projeto “Al Amal”, do qual participaram 450 pessoas. Mais da metade da equipe é dos Emirados.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.