Principal aeroporto de Londres fecha após incêndio; mais de 1.000 voos são impactados
Mais movimentado da Europa inteira, Heathrow paralisa e afeta tráfego aéreo global

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, no Reino Unido, foi fechado nesta sexta-feira, 21, após um grande incêndio em uma subestação de energia nos arredores ter cortado seu fornecimento de eletricidade. A medida já tem impacto global, com passageiros aterrados ao redor do mundo, enquanto companhias aéreas questionam como uma infraestrutura tão crucial pode ter entrado em colapso.
“Os passageiros são aconselhados a não vir para o aeroporto e devem entrar em contato com sua companhia aérea para obter mais informações”, disse o Heathrow, acrescentando que suas dependências permaneceriam fechadas até a meia-noite desta sexta-feira. “Pedimos desculpas pelo inconveniente.”
BREAKING: A massive fire has erupted at an electrical substation in Hayes, London, causing evacuations and widespread power outages. Heathrow Airport is shutting down for the entire day due to the blackout.
Given the current geopolitical climate, it’s fair to ask: Has Russia’s… pic.twitter.com/jGmf4vluUK
— Mario (@PawlowskiMario) March 21, 2025
Heathrow closed for at least 24 hours due to a huge fire at a London electricity station.
Back up power failed – some reports say due to a move from diesel generators to unreliable energy for ‘net-zero’ insanity.
1,400 fights and 200,000 passengers a day will be grounded. pic.twitter.com/UAXAsHuQ5w— David Kurten (@davidkurten) March 21, 2025
Chamas alaranjadas de vários metros e colunas de fumaça preta pintaram o céu por volta das 23h (20h em Brasília) na quinta-feira, 20, quando um incêndio envolveu a subestação. Isso cortou o fluxo de energia e o sistema de backup do aeroporto mais movimentado da Europa e o quinto mais movimentado do mundo.
A última vez em que um aeroporto europeu foi paralisado em tão grande escala ocorreu durante as erupções de Eyjafjallajökull, na Islândia, quando a nuvem de cinzas aterrou cerca de 100 mil voos em 2010.
O Heathrow processa cerca de 1.300 voos por dia, de acordo com a Eurocontrol, transportando até 291 mil passageiros. A indústria agora enfrenta a perspectiva de um golpe financeiro na casa das dezenas de milhões de libras. O custo do impacto pode totalizar cerca de 20 milhões de libras (US$ 26 milhões) por dia, disse Paul Charles, consultor de viagens à agência de notícias Reuters. Os preços em hotéis ao redor do aeroporto também aumentaram, com sites de reserva oferecendo quartos por 500 libras, cerca de cinco vezes o normal.
O fechamento forçou desvio de aviões para outros aeroportos no Reino Unido e em toda a Europa. Muitos voos de longa distância simplesmente retornaram ao seu ponto de partida. Os horários globais de voos também serão afetados, uma vez que as aeronaves e suas tripulações agora estarão fora de posição, forçando as transportadoras a reconfigurar rapidamente suas redes.
O corpo de bombeiros disse que a causa do incêndio não foi descoberta, mas que 25 mil litros de óleo de resfriamento no transformador pegaram fogo. As chamas foram controladas no início da manhã, depois do transformador ser encharcado com espuma branca de combate a incêndio. O ministro da Energia britânico, Ed Miliband, disse que, inicialmente, o episódio não parece se tratar de crime.